Vizualizar Versão Completa : Recuperação/Restauração do Motorola Cliq (Dext) e Upgrade para o Android 2.1


Makr0n
10-01-2011, 10:27 PM
Como muitos aqui do fórum eu comprei um Motorola Cliq (ou Dext aqui no Brasil) pelo eBay; ele veio com a versão 1.5 do Android, naveguei muito na net para tentar fazer o upgrade do mesmo; baixei ROMs, programas, tentei pelo RDS Lite mas não obtive sucesso porque não consegui fazer o programa enxergar o celular.

Depois de tanto tentar desisti e lendo um artigo "descobri" um programa que faria a tradução do Android para o português do Brasil, o Bendito (ou seria Maldito) programa se chama Mylocale 2, e baixei-o e instalei-o, ao tentar usá-lo me deparei com uma msg de erro, tentei voltar ao menu para tentar desintalar o programa mas o celular, travou, tive que resetá-lo e então ele se tornou um peso de papel, ao iniciar "chovia" msg de erro e não era possível fazer nada.

Mergulhei de novo na net e descobri o pulo do gato, como restaurar/reinstalar/recuperar a ROM original do aparelho; e posteriormente, como já não tinha medo de perder o aparelho, fiz o upgrade para a versão 2.1 do Android.

Obs:- Não me responsabilizo por qualquer problema que venha a ocorrer, sigua esse passo-a-passo por sua conta a risco, estou descrevendo o que fiz no meu aparelho.

Vamos ao que interessa.

Recuperando a ROM original:

— Verifique se o telefone está desconectado do carregador ou do computador e desligue-o completamente.
— Aguarde 10 segundos e pressione o botão "power" enquanto mantém pressionado o botão da câmera.
— Uma vez que o telefone ligar, solte o botão "power", mas não solte o botão da câmera até que ele peça (ele vai realmente dizer "Please release camera Key")
— Após soltar o botão da câmera, aperte o botão de volume para baixo na lateral do telefone; aguarde alguns segundos e aparecerá uma tela com um ponto de exclamação.
— Quando essa tela aparecer, deslize o seu teclado e pressione ALT + L. .. então você vai estar no menu de recuperação.
— Escolha a 3º Opção "Wipe data/factory reset" e de ok

O Celular vai ficar aparecendo umas linhas de prompt depois vai pedir pra resetar apertando os botões Menu+Voltar, resete e pronto, seu celular vai estar do jeito que saiu da fábrica.



Fazendo o Upgrade para a versão 2.1

Esse passo a passo retirei do site da própria motorola mas só é indicado para quem possui a versão 1.5 (firmwareBlur_Version.1.6.1.MB200.T-Mobile.en.US ).

1- Verifique qual é o Firmware do seu aparelho, aperte o botão Menu, depois selecione Settings; deça a tela e selecione About Phone. Em System Version, sua versão é mostrada, se for a Blur_Version.1.6.1.MB200.T-Mobile.en.US pode seguir os passos seguintes.

2- Certifique-se que você possui 100MB disponíveis no cartão de Memória e 40 MB no Memória Interna do Aparelho.

3- Baixe o arquivo de upgrade diretamente do site da Motorola Clicando Aqui (http://www.motorola.com/staticfiles/Support/US-EN/Mobile%20Phones/MB200/TMO/Blur_Version.2.1.5.MB200.T-Mobile.en.US.zip) e salve-o no seu computador.

4- Conecte o celular no computador e copie o arquivo para o cartão de memória (obs:- tem que ser na raiz do cartão, não pode copiar para alguma pasta), deconecte o celular do Micro.

5- Certifique de que a bateria esteja carregada.

6- Na pagina inicial clique no botão Menu, depois selecione Settings, no próximo menu escolha About Phone, depois System Updates.

Depois de algum tempo aparecerá uma msg informando que um update está disponível e dando a opção de Copiar ou tentar mais tarde, escolha copiar ("Copy").

7- Finalizada a cópia, uma janela de intalação aparecerá, escolha inatalar ("Install Now").

A instalação se iniciará, após finalizada será preciso reconfigurar as contas do MotoBlur e Google Accounts.

Para configurar a internet baixe o aplicativo APN Brasil.

E uma surpresa, clique no botão Menu, escolha a opção Settings, depois a opção Language & Keyboard, depois a opção Select Locale, role a lista até o fim e escolha Português, e tchan tchan, seu Android está todo em português.

Espero ter ajudado.

Abraços

Makr0n

Arthur_rokr
10-01-2011, 10:42 PM
Wow mano! Simplesmente excelente! Mt bom trabalho e excelente tuto!

jr.hard
11-01-2011, 10:56 AM
excelente explicação amigo.

obrigado por compartilhar:up:

guinho w.a
12-01-2011, 07:50 PM
Parabéns amigo, processo muito bom, eu mesmo não sabia que pra resetar ele, precisava fazer estes processos todos, quantos comandos em...

Sem falar que ta muito bem organizado e explicativo o tópico, parabéns, só por curiosidade, por quanto você comprou o MotoBlur lá no Ebay? De qual vendedor? E quanto tempo demorou pra chegar? Pagou impostos alfândegários?

PS: Só estou anexando a Firmware no forum para evitar possivelmente perde de link futuramente.

Diuniors
12-04-2011, 09:34 PM
POde me ajudar por favor ?
Nao consigo atualizar, aparece que no momento está indisponivel, tente mais tarde.
Mas nunca da certo
Me ajude por favor, obrigado

Aleexx2
12-04-2011, 09:59 PM
Em qual parte acontece isso ? se está dizendo que não está disponível é porque sua versão é outra ou você não colocou os arquivos nos diretórios certos , verifique ae se a versão é a Blur_Version.1.6.1.MB200.T-Mobile.en.US :)

celularfelix
08-05-2011, 01:59 PM
amigos do forum boa tarde!!
na verdade não sei se é este o lugar correto para fazer uma pergunta e tirar minha duvida a respeito de um mb200. sou novo na area de tecnico de celular porem estou me empenhando o maximo para aprender a ajudar no que for preciso.
vamos lá.......... chegou em minha assistencia um mb200 que quendo realizo uma ligação apareçe a seguinte mensagem:
ligações feitas restritas por fdn
ja fiz de tudo que possam imaginar passei até uma flash nele pela s-cout penssando que seria a solução porem continuou com a mesma mensagem depois do flash
fiz um teste com o xxxx dele coloquei ne um outro aparelho e esta normal aparentemente xxxx sem restrição
se alguem puder me ajudar desde ja agradeço ok
se eu estiver postando no lugar errado pode me corrigir pois se não me engano é meu primeiro post aqui ok obrigado

guinho w.a
10-05-2011, 11:53 AM
amigos do forum boa tarde!!
na verdade não sei se é este o lugar correto para fazer uma pergunta e tirar minha duvida a respeito de um mb200. sou novo na area de tecnico de celular porem estou me empenhando o maximo para aprender a ajudar no que for preciso.
vamos lá.......... chegou em minha assistencia um mb200 que quendo realizo uma ligação apareçe a seguinte mensagem:
ligações feitas restritas por fdn
ja fiz de tudo que possam imaginar passei até uma flash nele pela s-cout penssando que seria a solução porem continuou com a mesma mensagem depois do flash
fiz um teste com o xxxx dele coloquei ne um outro aparelho e esta normal aparentemente xxxx sem restrição
se alguem puder me ajudar desde ja agradeço ok
se eu estiver postando no lugar errado pode me corrigir pois se não me engano é meu primeiro post aqui ok obrigado
Você verificou o sinal do aparelho? Verifique a intensidade do sinal dele, seu teste acima deve ter sido com o IMEI foi isso?

O local é correto sim meu amigo. :)

tubismano
06-02-2012, 09:59 AM
bom dia tenho o dext como versão blur_version0.11.10.mb200.americano.en.br tem como atualizar ele para 2.1?

guinho w.a
06-02-2012, 12:28 PM
bom dia tenho o dext como versão blur_version0.11.10.mb200.americano.en.br tem como atualizar ele para 2.1?
Tentou este processo?
http://www.motomodd.net/502-atualizacao-da-sw-firmware-proprio-site-da-motorola.html?highlight=Software+update