Vizualizar Versão Completa : [Tutorial Android] - Fazendo Root no Motorola Quench


Aleexx2
15-02-2011, 02:16 PM
Bom pessoal, assim como muitos eu vinha buscando o procedimento de Root do aparelho Motorola Quench e hoje isso foi possível graças a um Update que a Motorola lançou para os aparelhos Quench da operadora TIM mudando o firmware da versão 183 para a 196. Graças também ao nosso amigo paulogeneses do forum PortalAndroid que fez um ótimo trabalho ao colocar um tutorial mostrando como fazer o Root e disponibilizando os arquivos para todos.
IMPORTANTE: NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS NESSE PROCEDIMENTO, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO. SÓ LEMBRANDO QUE O PROCESSO DE ROOT SÓ FUNCIONA NAS FIRMWARES RETAIL E TIM Blur_Version.0.12.196.MB501.TIM.en.BR


ARQUIVOS NECESSÁRIOS


1) Drivers da Motorola para o Windows (OBS.: Se você usa Linux, os drivers não são necessários. Long live Linux! )
* 32 bits: http://www.motorola.com/staticfiles/Support/Experiences/Global_Drivers/USB_Drivers_32_bit_4.6.0.zip
* 64 bits: http://www.motorola.com/staticfiles/Support/Experiences/Global_Drivers/USB_Drivers_64_bit_4.6.0.zip


2) Kit SDK do Android para o Windows:http://dl.google.com/android/android-sdk_r06-windows.zip


3) O programa Instant Root:http://www.taranfx.com/download/instant-root.zip


Passos:

1) Antes de mais nada, instale o InstantRoot e observe a mensagem, conforme descrito acima.

2) Configure seu telefone para o modo de depuração USB (Configurações => Aplicativos => Desenvolvimento => Marque “Depuração USB”)

OBSERVAÇÃO: Quando você conectar o celular, não habilite o acesso ao cartão de memória pelo computador, ou seja, não pressione o botão “Saída USB” do seu celular (esta janela aparece quando você conecta o cabo).3) Descompacte o arquivo USB_Drivers_32_bit_4.6.0.zip (ou USB_Drivers_64_bit_4.6.0.zip dependendo da versão) e execute o arquivo .msi que vem nele. Isso fará uma pré-instalação dos drivers do telefone no computador.
4) Conecte o celular no computador, ele será reconhecido e os devidos drivers instalados.
OBSERVAÇÃO: Para saber se este passo deu certo, você deverá ver drivers adicionais sendo instalados, tais como “Mot Composite ADB Interface”. Caso isso não ocorra, pode ser necessário baixar o RSD-Lite (http://www.motomodd.net/attachments/4646d1271708324-rsd-lite-versoes-rsd-lite-4.5.7-www.motomodd.net-.rar) , instalar e executar. O RSD exige a instalação desses drivers quando você conecta o telefone.

5) Reinicie o computador (apenas se precisar).

6) Descompacte o arquivo android-sdk_r06-windows.zip para algum diretório de fácil acesso, ex.: C:\Android, em seguida, entre no prompt de comando do DOS e vá até o diretório onde vc descompactou o arquivo. Caso você use o caminho que eu sugeri acima, os arquivos deverão estar em “C:\Android\android-sdk-windows”. Dentro deste diretório existe outro chamado “tools”, entre nele (pelo prompt do DOS).

7) Ainda no prompt do DOS, execute o comando “adb shell”. O prompt deverá mudar para o sinal “$”. Isso quer dizer que você já está dentro do telefone, com acesso de usuário comum.
Digite o comando para entrar no modo acesso root: “su”.

9) Feito isso, a sua tela do DOS deve estar mais ou menos assim:

C:\Android\android-sdk-windows\tools>adb shell
$ su
su
#Então, remonte o diretório system para permitir escrita, conforme abaixo:

# mount -o remount,rw -t yaffs2 /dev/block/mtdblock6 /systemSerá necessário um programa adicional, o Superuser: http://koushikdutta.blurryfox.com/Superuser/Superuser.zip. Baixe, descompacte e copie todos os arquivos para o cartão de memória. Sugestão óbvia: Diretório chamado Superuser http://forum.portalandroid.org/images/smilies/icon_e_wink.gif


10) Vá até o diretório onde estão os arquivos que você baixou. Supondo que você tenha feito como no exemplo que sugeri mais acima, o comando será assim:

# cd /sdcard/Superuser/bin11) Agora você irá atribuir permissões específicas ao arquivo “su” de system e substituí-lo pelo que está dentro do diretório “bin” do seu cartão SD:

# dd if=su of=/system/bin/su
# chmod 4755 /system/bin/suSe o processo descrito no item 11 não funcionar, altere a ordem dos comandos.

12) Instale o Superuser.apk que está dentro do diretório “bin” do seu cartão SD (/sdcard/Superuser/bin/Superuser.apk).
OBS.: Para instalar, use o ASTRO File Manager (ou qualquer outro programa de sua preferência que instale pacotes) e navegue até o diretório onde você descompactou o “Superuser.apk”. Clique nele e mande instalar.

13) Se tudo até aí tiver corrido bem, você já terá acesso root no seu Quench. Para testar, baixe um programa de terminal (ex.: Better Terminal Emulator). Entre nele e digite o comando “su”. Aguarde um instante que deverá aparecer na tela o programa “Superuser Whitelist”, perguntando se você quer dar acesso root ao programa. Você pode escolher entre negar o acesso, permitir somente desta vez, ou sempre permitir (tudo em inglês).

OBSERVAÇÃO: O grande segredo está em fazer o telefone se comunicar pelo ADB shell. Para isso, ele deve ser reconhecido pelo computador, com os drivers já citados acima devidamente instalados. Caso tenha algum problema com isso, dê uma pesquisada na net tendo isso em mente, focando no ADB. Este é o caminho, pessoal!


Créditos: paulogeneses

cellphone
24-02-2011, 06:42 PM
Como colocar o Motorola MB501 em modo flash ou boot, ele só fica travado no logo "M" depois que tentei fazer uma flash pelo Scout e deu erro, e agora nao aceita nenhuma flash, só apresenta o mesmo erro.
Alguém tem alguma flash para usar no RSD para resolver o problema.

SCout 1.33. Flashing phone MB501
flex "USAZEP01TMOBNA018.0R"
with firmware "secure-MB501_0.12.11_1.32.24-supermonster-customer.pcf" RAM DL 5.13...
Loading file "secure-MB501_0.12.11_1.32.24-supermonster-customer.pcf"... OK
Switching to flash mode...
Unable to retrieve phone interface
Switching to flash mode...
Flash completed with error/warning: Flash library error 39

guinho w.a
24-02-2011, 08:43 PM
Como colocar o Motorola MB501 em modo flash ou boot, ele só fica travado no logo "M" depois que tentei fazer uma flash pelo Scout e deu erro, e agora nao aceita nenhuma flash, só apresenta o mesmo erro.
Alguém tem alguma flash para usar no RSD para resolver o problema.

SCout 1.33. Flashing phone MB501
flex "USAZEP01TMOBNA018.0R"
with firmware "secure-MB501_0.12.11_1.32.24-supermonster-customer.pcf" RAM DL 5.13...
Loading file "secure-MB501_0.12.11_1.32.24-supermonster-customer.pcf"... OK
Switching to flash mode...
Unable to retrieve phone interface
Switching to flash mode...
Flash completed with error/warning: Flash library error 39


Maninho, atenção com os Duplos Posts, respondemos esta sua duvida em outra área.