Vizualizar Versão Completa : Entenda o que é Boot Loader [Princípio de Funcionamento]


jr.hard
06-04-2011, 03:34 PM
O boot loader é um programa muito pequeno que é programado na parte baixa ou alta da memória do microcontrolador instalado no circuito em desenvolvimento. Este programa consegue comunicar com as ferramentas de desenvolvimento (utilizadas para escrever o código fonte) através de uma porta série ou um outro tipo de ligação série, como por exemplo, um barramento USB, I2C, ou CAN.

O programa boot loader pode interpretar um determinado número de comandos relacionados com a leitura, programação e apagamento da memória de programa do microcontrolador associado. O princípio de funcionamento é muito simples.

Quando o programa está sendo desenvolvido está pronto para testar, a comunicação com o boot loader é iniciada. O boot loader carrega então o código na memória de programa do microcontrolador, evitando assim a necessidade de um programador externo.

Depois de completada esta operação, o boot loader transfere o controle para o programa carregado, e o utilizador pode então executar e testar o seu programa. Um novo programa pode ser carregado com o boot loader sempre que for necessário (após o programa anterior ter sido apagado).

Provavelmente já se percebeu que o microcontrolador tem que obedecer a um certo número de requisitos para que se possa usar um boot loader. Em particular, tem que possuir:

1- Memória de programa suficiente para armazenar o boot loader e o programa em desenvolvimento.

2- Ser capaz de apagar e programar internamente a memória de programa.

3- Uma porta RS232 ou outro tipo de ligação série, como por exemplo USB ou CAN.



Bacana neh :D

Créditos pela explicação: ligteltelecom

guinho w.a
08-04-2011, 11:39 AM
Bem legal sim maninho. :)