Vizualizar Versão Completa : Usando o GoogleMaps no A1200


guinho w.a
16-11-2008, 08:12 PM
Usando o GoogleMaps no A1200



Vamos precisar de:

ActivePerl (http://downloads.activestate.com/ActivePerl/Windows/5.8/ActivePerl-5.8.8.820-MSWin32-x86-274739.msi)
Wget (http://users.ugent.be/%7Ebpuype/cgi-bin/fetch.pl?dl=wget/wget.exe)
MGMaps (1.38.00): (http://wap.mgmaps.com/mgmaps.jar)
mgmaps-signed.jad (http://wap.mgmaps.com/mgmaps-signed.jad)
Script MapTileCacher.perl: (http://forum.mgmaps.com/download.php?id=145)



- Instale o mgmaps no seu cartão de memória (Se instalar na memória do celular dará erro).



- Instale o ActivePerl no computador para sistema operacional XP
- Copie o arquivo wget.exe para o PC na pasta C:\perl\bin
- Renomeie o MapTileCacher.perl para MapTileCacher.pl
- Mova o MapTileCacher.pl para a pasta 'C:\GMaps' criando a pasta (Isso no computador)
- Clique duas vezes em MapTileCacher.pl
- Quando você usar o aplicativo pela primeira vez, ele pedirá um número coloque 4096. Isso somente no primeiro uso do MapTileCacher.
- No prompt choice digite GoogleMap
- Agora você tem que fornecer o "level do zoom" desejado e as coordenadas do mapa que você quer baixar. Acesse: http://www.mapbuilder.net/ e confira.
Este site mostra as coordenadas do ponto q você clicar, bem como o nível do zoom.



Como não usei isso ainda, vo dar um exemplo de quem usou, procurei na net e achei um cara que testou Absr do Plusgsm.

-No site do mapbuilder.net, em "Locaction Search" digito São Paulo.
-Apos localizar a cidade de São Paulo, vejo em qual zoom vou querer baixar meus mapas (exemplo: 14)
-Dou um "zoom out" para escolher a área do mapa q desejo baixar (por exemplo, vou baixar da cidade de SP inteira, então diminuí o zoom para 11 (de forma q eu consiga visualizar a cidade de São Paulo totalmente)
-Agora desmarque a caixa "automatically zoom in" e clica na coordenada inicial da área que você quer baixar (no meu caso, clico no "inicio" da cidade (lá na Rodovia dos Bandeirantes, por exemplo).
-Do lado direito são exibidas a Latitude e a Longitude. Anote esses dados com 6 casas depois do ponto (no meu caso Latitude: -23.405912 e Longitude -46.768793)
-Agora vou até o "final da cidade" no lado direito (quase em Mauá), clico e anoto novamente os dados (Latitude: -23.654581 e Longitude -46.477662)

Voltando ao script MapTileCacher:

- Na tela do ActivePerl digito o zoom desejado
(O google maps tem 20 níveis de zoom:
Level - Distance
0 = 3000km
1 = 2000km
2 = 1000km
3 = 500km
4 = 200km
5 = 100km
6 = 50km
7 = 30km
8 = 20km
9 = 10km
10 = 3km
11 = 2km
12 = 1km
13 = 500m
14 = 300m
15 = 200m
16 = 100m
17 = 30m
18 = 20m
19 = 10m )
(O ideal é baixar em zoom 16, mas você pode colocar outros níveis pra ficar legal, eu aconselho colocar do 12 até o 16. Se a área que você for colocar tiver muitas ruas pequenas e bem próximas umas das outra pode acontecer de algumas ruas não aparecerem os nomes ai é bom você baixar também o zoom 17 para que esses nomes apareçam.)

- Apos digitar o zoom, ele vai te perguntar o "Top left" (que é a primeira coordenada que temos). No caso da cidade de São Paulo, digitei: "-23.405912, -46.768793" (sem aspas)
- A próxima pergunta é o Bottom right (segunda coordenada). No meu caso: "-23.654581, -46.477662" (sem aspas)

-Confirme as informações e os mapas começarão a ser baixados.
-Terminado o download, você verá que foi criada uma pasta MGMapsCache dentro da pasta C:\GMaps)
-Copie a pasta MGMapsCache para o cartão de memória do seu celular (no meu caso, copiei para a pasta Programas/MGMaps).

*-Pelo Windows Explorer vá até o cartão de memória e vá até pasta system/java/DownloadApps/MIDletXXXX (onde XXXX é o número mais alto dos diretórios que você encontrar nessa pasta (desde que você tenha acabado de instalar o MGMaps) no seu cartão de memória do A1200. Para saber se você escolheu a pasta MIDletxxxx correta, é só entrar nela e ver se lá tem arquivos relacionados ao MGMaps.
*-Faça um backup do arquivo registry.txt (se desejar)
*-Edite o arquivo registry.txt (USE O WORDPAD! não use o bloco de notas) altere esses valores:

- DRM-Mode: Allowed
- Is-Trusted: 1
- Domain: Manufacturer


*-Salve o arquivo
-Copie o arquivo .JAD (mgmaps-signed.jad)para o celular na pasta /MIDletXXX/Files/

*-Altere o campo Jad-Path no registry.txt (edite-o com o WORDPAD!)
O campos Jad-Path fica assim (no meu caso):
Jad-Path: /mmc/mmca1/.system/java/DownloadApps/MIDlet20037/Files/mgmaps-signed.jad ->(o 20037 é a nome do meu MIDletxxx)
*-Salve o arquivo

-Vá até o ícone do programa do MobileGMaps, "segure a caneta" sobre ele e escolha a opção "Gerenciar -> Permissão" e confirme se todos os itens estão marcados como "Nunca Perguntar".
- clique em Ok e abra o programa MGMaps (clique em "não" se pedir para conectar)
- No GMaps vá em Menu->Settings->Map Browsing e marque as opções "Stored Maps" e "Offline Mode"
-No campo "Storage Path" coloque o caminho onde você salvou seus mapas. No meu caso (que salvei na pasta /Programas/MGMaps do meu cartão de memória) fica assim:

SD/Programas/MGMaps/MGMapsCache
- Para facilitar a achar o caminho quando você clicar em Storage Path, feche o teclado que aparece e vá no ícone em baixo “Browse”, depois é só sair seguindo o caminho até encontrar o nome MGMapsCache (Lembrando que SD é o nome do seu cartão de memória, caso você tenha renomeado o seu TF (cartão de memória) no lugar de SD irá aparecer o nome que você colocou), depois salve.
- Vá em Menu, depois Settings, depois Display e na opção Coordinate Format coloque nesse formato (DD.ddddd) e salve.
-Salve as alterações e reinicie o MGMaps.
- Vá em Menu depois Map Types depois vá até Not Available e habilite a opção Google Maps, clica no menu em baixo a esquerda e mande salvar, depois vá em Yahoo Maps e desabilite todas as opções que estiver habilitadas (são três MAP, SAT, HYB e mande salvar).
Agora para encontrar o mapa no celular temos que configurar o MGmaps para que quando ele for iniciado o ponto inicial dele seja o mapa que você tem no celular, caso contrario ele abrira em algum ponto do globo terrestre.
Em seu PC vá ate o site : http://www.mapbuilder.net/ e pegue as coordenadas(latitude e longitude) de um ponto qualquer dentro área que você escolheu para baixar os mapas.(esse ponto que escolher será seu ponto inicial) Anote as coordenadas.
- No celular com o MGMaps aberto vá até Menu, depois Favorites, clique no ícone em baixo a esquerda, selecione a opção Add. Preencha os campos.
Name: coloque o nome da cidade que você baixou o mapa
Latitude: coloque a coordenada que você pegou para ponto inicial
Longitude: coloque a coordenada que você pegou para ponto inicial
Lembrando que as coordenadas deve conter somente 5 casa depois do ponto final
Zoom Level: coloque o zoom do mapa que você baixou. (Ex: 16)
Map Type: deixe Google Maps.
- Salve e reinicie o Gmaps
- Vá até Favorites e clique no nome da cidade que você criou.


Pronto... Seu GMaps já deve estar funcionando offline no a1200.
Dica: Você pode baixar quantos níveis de zoom quiser. Se quiser baixar mapas de fotos de satélite, basta escolher "GoogleSat" no MapTileCache.


Para baixar áreas diferentes no mesmo zoom é só seguir os passos.
Pegue a pasta com o zoom que você já possui e deixe dentro da pasta 'C:\GMaps\MGMapsCache\' e mande baixar a área que você quer, o programa ira atualizar os arquivos, se nessa nova área a ser baixada tiver áreas repetidas (iguais a que você já possui) o programa pula só baixando áreas novas.

OBS: Caso não consiga visualizar os mapas, verifique se o arquivo cache.conf que foi criada junto com os mapas esta dentro da pasta MGMapsCache.

Kleverton_silva
22-09-2009, 12:13 PM
Esse procedimento dá certo no Motorola V9 Ferrari?

guinho w.a
24-09-2009, 02:27 PM
Esse procedimento dá certo no Motorola V9 Ferrari?
Só testei no meu Ming, mas creio que sim maninho, os arquivos são em Java, não .pkg.

Até..