Vizualizar Versão Completa : LibreOffice (BrOffice) Download


guinho w.a
17-11-2011, 09:21 PM
O LibreOffice é a opção para quem deseja usar uma das principais alternativas livres, gratuitas e em português ao Microsoft Office. O programa conta com editor de texto, de planilha, de apresentação de slides, de desenho, de banco de dados e de fórmulas matemáticas.

Uma cisão no projeto original gerou uma bifurcação (um “fork”) e com ele a The Document Foundation, da qual o BrOffice é apoiador, e o pacote de aplicativos para escritório LibreOffice.

Importante

O arquivo de instalação do LibreOffice e do BrOffice é o mesmo. Isto significa que se você já tem um dos dois instalados em seu computador, não há como instalar outro. Ambos são o mesmo software.

Funções exclusivas

As principais funções exclusivas do novo BrOffice/LibreOffice, não presentes no novo OpenOffice.org, são: suporte para importação e manipulação de arquivos SVG; formatação de páginas de título e paginação no Writer estão mais fáceis; ferramenta de navegação mais útil, ergonomia aprimorada para o gerenciamento de planilhas e células no Calc (Planilhas); filtros de importação para documentos do Microsoft Works e do Lotus Word Pro.

Assistência para criar slides

Se você ainda tinha dificuldades para lidar com a criação de slides no LibreOffice, agora conta com um painel de assistência. Ele presta informações imediatas e também reúne uma série de recursos para acesso rápido.

Barra de busca

O programa ganhou uma nova barra de busca, localizada na barra de ferramentas do programa. O sistema foi aprimorado e está mais acessível, bastando ao usuário digitar o termo e então navegar pelos resultados utilizando as setas localizadas ao lado do campo de pesquisa.

Editor de PDF

Outra grande novidade do LibreOffice é a importação de PDF. Se este programa já se destacava anteriormente por permitir que um documento fosse salvo no formato PDF, agora ele lança outra novidade: agora é possível modificar arquivos com esta extensão diretamente no editor de desenho. Você só precisa abrir o arquivo dentro do programa e então fazer as alterações que julgar necessário, depois disso é só salvar em PDF novamente.


Configuração de impressão

A configuração de impressão do OpenOffice 3.3 foi totalmente remodelada. Agora ela oferece mais informações sobre o documento a ser impresso, ao mesmo passo que torna esta ação ainda mais simples. Ao pressionar o atalho CTRL + P você encontra uma pré-visualização do que será impresso, além do número de páginas, imprimir várias páginas, objetos que pode ser exibidos ou ocultados e muito mais.

LibreOffice.org, a brasileira da suíte de aplicativos OpenOffice.org, acaba de ganhar uma nova versão. Famosa por ser a melhor alternativa à suíte da Microsoft, este pacote está com vários recursos melhorados e alguns retoques visuais.

Com diversas funções que não o deixam para trás de nenhum outro pacote do gênero, o LibreOffice.org é também uma opção para quem não quer pagar altos preços para ter editor de texto, de planilhas, de apresentações de slides e outros softwares do gênero, tudo isso com qualidade e ótimos recursos.


Writer

Correspondente ao Microsoft Word, o BrOffice Writer possui inúmeros recursos para a criação e edição de textos, não ficando atrás em quase nada de seu principal concorrente. O programa possui um visual simples, com as barras de ferramentas claras e intuitivas, facilitando a vida de qualquer usuário.

A versão atualizada contém aprimoramentos na inserção de comentários nos textos, com a possibilidade de diferentes autores responderem os comentários um do outro dentro de um mesmo documento. Além dessa novidade, os corretores gramaticais, que devem ser instalados separadamente, contam com melhoras significativas e maior facilidade de acesso.

Agora também a MediaWiki não está mais presente de forma nativa no Writer, mas como uma extensão. Isso foi modificado para evitar diversos problemas de compatibilidade que ocorriam na versão anterior do aplicativo.

Suas funções vão desde editar e criar um simples texto até a inserir imagens, suporta tabelas, gráficos, desenhos, filmes, sons e muito mais. Com ele será possível criar sumários, cabeçalhos, rodapés e notas, quadros, campos automáticos, paginação, etc. Você poderá também criar envelopes e etiquetas facilmente, apenas informando as dimensões desejadas.

Suporta os seguintes formatos: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT.

Calc

Equivalente ao Microsoft Excel, o BrOffice Calc também é uma ótima opção para quem quer algo simples, porém eficiente. Útil para criar planilhas e tabelas, inserir fórmulas, gráficos, somas, divisões, subtrações, multiplicações, enfim, fórmulas matemáticas em geral para poupar tempo e ganhar precisão na hora de gerenciar valores.

Na nova versão as bordas das células contam com seleções de diversas formas, como ocorre no Excel. Inovações na funcionalidade das células em situações especiais, funções de copiar e colar, estatística e muitas outras áreas foram melhoradas para atender aos anseios dos usuários.

Aqui é possível também formatar células e tudo mais. Além disso, o programa possui alguns atalhos interessantes logo na barra de ferramentas para a formatação das células, o que deverá economizar o tempo de seus usuários. Como é comum em todos os programas desta suíte, o Calc é dono de um visual agradável e que fará os usuários de qualquer outro pacote de aplicativos se sentirem em casa.

Suporta os seguintes formatos: ODS, OTS, SXC, STC, DIF, DBF, XLS (Excel), XLSX (Excel 2007), SLT, SDC, VOR, SLK, CSV, HTML, XML, PXL e UOS.

Impress

Programa correspondente ao Microsoft PowerPoint, o BrOffice Impress é simples e também dono de recursos avançados, que permitem aos usuários adicionarem plano de fundo, animações, imagens e tudo o que um bom editor de apresentações de slides deve ser capaz, para possibilitar a criação de um material dinâmico e de qualidade.

O software possui diversos modelos de slides para serem editados e utilizados porquem necessita de algo rápido para organizar sua apresentação. Ele possui ferramentas para alinhamento, para adicionar cor, link, gráficos, e várias outras que o capacitam como um aplicativo completo.

As novidades mais marcantes no Impress são quanto às possibilidades de comentários no texto e colaboração de outros usuários, marcados a cada modificação. Agora também está presente o contador de páginas, função essencial para apresentações maiores.

Suporta os seguintes formatos: ODP, OTP, SXI, STI, PPT (PowerPoint), PPTX (PowerPoint 2007), POT, SXD, DAS, SDD, VOR, UOP e ODG.


Base

Semelhante ao Microsoft Access, o BrOffice Base permite a criação e a manipulação de banco de dados de maneira simples e eficaz. Além da criação, com este aplicativo também será possível editar e alterar os dados, executar ordenações, visualizar subconjuntos, gerar relatórios de diversos formatos com um assistente existente dentro do programa apenas paraisso. Suporta somente o formato ODB.

Draw

Diferentementedo Microsoft Office, o BrOffice possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw. No entanto, este é gratuito e tem grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.

Ele oferece ainda recursos para incrementar suas criações com sombras, transparências, cores, dégradés, hachuras e até mesmo texturas. Depois de concluída, sua criação pode ser exportada para diversos formatos de arquivos de imagem, bem como para SWF, formato de arquivos flash.

Este programa suporta os seguintes formatos: ODG, OTG, SXD, STD, DAS, VOR, SDD e PDF.


Math

Equivalente ao Microsoft Equation Editor, o BrOffice Math serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira nada complicada, com um menu através do qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada, para então digitar o valor desejado para aquele fator. Ideal para quem trabalha com elaboração de provas, pois é um programa completo para esse tipo de atividade.

Entenda um pouco da história do LibreOffice

O OpenOffice.org era um projeto fundado e mantido pela Sun Microsystems. Depois de 10 anos de muito sucesso, a comunidade da suíte de aplicativos resolveu criar uma fundação independente para manter o projeto. A justificativa é que desde que a Oracle adquiriu a Sun – e consequentemente o OpenOffice – o projeto foi deixado de lado.

Assim é criada a The Documento Foundation, uma organização independente e que conta com o apoio de grandes empresas do ramo de tecnologia da informação e desenvolvimento de software livre como a Canonical (responsável pelo Ubuntu), a Red Hat, a Google, a Novell e a Open Source Initiative.

A nova organização apoia o ODF (Open Document Format), o formato aberto de documentos que já era trabalhado com o OpenOffice e com outras várias suítes de aplicativos para escritório. A mudança de nome para LibreOffice se deu devido ao fato de que a Oracle detém os direitos sobre o nome OpenOffice.org.

Os usuários do BrOffice.org, uma suíte brasileira baseada no OpenOffice, não precisam se preocupar quanto ao nome, pois a BrOffice.org – Projeto Brasil é independente da Oracle/Sun e já faz parte da The Document Foundation. Isto significa que o nome da suíte permanecerá o mesmo.

No mundo do software livre chama-se esta nova fundação de “fork” (ou bifurcação), que é quando um grupo deixa um projeto para criar outro baseado no antigo. A The Document Foundation espera que a Oracle ceda os direitos sobre o nome “OpenOffice.org” para que possa ser usado no novo projeto que, na verdade, segue a mesma linha.


Tamanho: 190 MB.
Download: http://criarsiteweb.net/host/download.php?id=4EC59C381