Vizualizar Versão Completa : [Informação] - O que é endereço MAC


jr.hard
30-06-2012, 09:09 PM
Os endereços MAC (Media Access Control) são responsáveis pelo controle de acesso a um rede Ethernet.

Toda placa feita para comunicação em rede, recebe um endereço MAC, esse endereço é atribuído individualmente de forma física, via gravação direta no chip de memória ROM da placa, por isso que o MAC é um endereço físico, ele não é atribuído com auxilio de um software.

Um endereço MAC é composto por 48 bits em algarismos hexadecimais (de 0 a F), sendo que 24 desses 48 bits, representam o código de controle que cada fabricante recebe da IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), esse código de controle também é conhecido como OUI e esta presente nos 6 primeiros dígitos de um endereço MAC.

Veja o endereço MAC abaixo:
00:01:02:4E:75:25

Os dígitos em azul é o OUI, no exemplo acima o fabricante da placa com esse endereço MAC é a 3Com.


Como saber qual é o meu endereço MAC?

Em sistemas operacionais Windows, você pode ver o endereço MAC da sua placa de rede, digitando o comando ipconfig/all no prompt de comando.
Já em sistemas operacionais Linux, para você ver qual é o endereço MAC da sua placa de rede, você deve digitar ifconfig no terminal.

Em relação a outros aparelhos que possuem MAC como SmartPhones e Roteadores, você pode ver qual é o endereço MAC acessando as configurações do SmartPhone ou Roteador.


O MAC pode ser alterado?

Apesar do MAC ser único e gravado fisicamente, é possível altera-lo artificialmente usando técnicas e ferramentas Hacker, ou até mesmo ferramentas do próprio sistema operacional. Em breve eu postarei um outro artigo mostrando como clonar um MAC.


MAC é igual a um IP?

Muitas pessoas confundem MAC com IP ou vice e versa. O MAC não é um numero de IP, e ao contrário do pensam, em uma rede local o MAC acaba sendo mais importante do que o IP, pois é através dele que os computadores irão se comunicar, o IP servirá apenas como uma referência para encontrar o MAC, por exemplo:
Imagine uma rede com um servidor e 3 clientes. Digamos que o cliente de numero 03 queira um arquivo que esta no servidor.


Servidor:
IP: 192.168.2.100

MAC: 00-1A-2B-3C-01-02

Cliente 03:
IP: 192.168.2.103

MAC: 00-1A-2B-3C-02-04


Iria acontecer o seguinte: O cliente 03 ira usar o protocolo ARP para enviar um pacote para todos computadores, perguntando quem esta com o IP 192.168.2.100, nesse pacote terá o IP de origem que é o do cliente 03, o MAC de origem e o MAC de destino que será representado por FF-FF-FF-FF-FF-FF, esses F significa que o pacote será enviado para todos os computadores.

Quando esse pacote chegar no servidor que é o dono do IP 192.168.2.100, ele irá enviar um pacote de resposta para o cliente 03, informando o seu MAC, que no caso é 00-1A-2B-3C-01-02.

Como servidor já esta sabendo qual é o endereço MAC do cliente 03 e o cliente 03 também já sabe qual é o endereço MAC do servidor, esses dois computadores passaram a se comunicar usando como referência de destino e origem os endereços MAC e não mais os IPs. Esse mesmo processo acontece com os demais clientes da rede, quando se comunicam pela primeira vez com o servidor ou com os demais clientes.

Com tudo isso, podemos chegar a conclusão de que os endereços MAC chegam a ser mais importantes do que os endereços IP em uma rede local, apesar que é o endereço de IP que faz você chegar até o MAC desejado:up:

Créditos: mundodoshackers
Autor: Paulo Tarcio

Arthur_rokr
07-07-2012, 02:57 PM
Dessa eu nao sabia haha