Vizualizar Versão Completa : Ações da RIM caem com anúncio de menores vendas de celulares


felipe MP
27-11-2008, 12:19 PM
Ações da RIM caem com anúncio de menores vendas de celulares

As ações da Research in Motion, fabricante do BlackBerry, caíram em quase 10 por cento, depois que uma empresa de pesquisa anunciou expectativa de queda nas vendas de celulares em 2009, devido aos efeitos adversos da desaceleração econômica sobre a demanda.

As ações da RIM caíram em 5,01 dólares canadenses, para 50,26 dólares canadenses na bolsa de Toronto. Elas estavam cotadas a 150,30 dólares canadenses há apenas cinco meses.


A queda nas ações, que vêm demonstrando instabilidade, surgiu depois que o grupo de pesquisa Gartner anunciou que as vendas de celulares devem cair em quatro por cento no ano que vem, ante este ano.

As vendas cairão devido à redução na renda disponível, segundo a empresa.


A RIM vem pressionando agressivamente no mercado de consumo para diversificar sua base de cliente para além dos executivos, advogados e outros profissionais liberais que vêm sendo sua base.


A RIM lançou uma versão articulada de seu celular inteligente BlackBerry, destinada ao mercado pessoa física, e também lançou o novo BlackBerry Storm, um aparelho dotado de tela de toque que serve como a resposta da companhia ao popular iPhone, da Apple.


A despeito da desaceleração econômica, o co-presidente executivo da RIM, Jim Balsillie, argumentou que os consumidores provavelmente não devem abrir mão de seus celulares novos, optando em lugar disso por adiar a compra de produtos de valor mais elevado como automóveis ou eletrônicos de alto preço.


Ainda assim, os analistas continuam preocupados com a capacidade da RIM para se manter firme no mercado diante da queda no consumo e das medidas de cortes de custo pelas empresas, que podem resultar em vendas mais baixas.


No começo do mês, Balsillie disse que o atual ambiente de mercado "é o mais intenso que já vivi".


A RIM deve anunciar resultados em dezembro