Vizualizar Versão Completa : Celular da Google chega ao Brasil no início de 2009


felipe MP
05-12-2008, 02:31 PM
Os brasileiros devem ter, no início de 2009, um aparelho com a plataforma open source da Google, chamada de Android.

O aparelho não será o G1, da HTC, lançado no segundo semestre deste ano nos Estados Unidos. A Android virá para o mercado brasileiro rodando no FreeRunner, da Open Moko.

À semelhança do G1, do iPhone, e de vários outros smartphones no mercado desde o lançamento da Apple, o FreeRunner tem tela sensível ao toque, acelerômetro e Wi-Fi.

Segundo Elder Sato, diretor da iSolve, empresa que trará o aparelho ao Brasil, inicialmente chegarão cerca de 200 unidades para desenvolvedores da plataforma.

– Nós queremos fomentar a idéia na comunidade – esclareceu Sato.

O processo de desenvolvimento de aplicações deve se dar em paralelo com a homologação do aparelho pela Anatel. Então o aparelho chegará ao público.

– É um processo um pouco demorado, mas estamos agilizando o máximo possível.

A previsão é de ter o aparelho no mercado entre abril e maio do ano que vem, numa faixa de preço o mais próxima o possível do custo do aparelho no Exterior, que é de US$ 400.

O FreeRunner é fabricado pela Koolu, que trabalha com o desenvolvimento de telefones abertos, com software open source.

O hardware do FreeRunner tem 128MB SDRAM de memória, 256 MB de memória flash (expansível com cartões microSD ou microSDHC), entrada uSD, que suporta cartões de 8GB SDHC, GPS, Bluetooth, processador ARM 400Mhz, Tri-band GSM e GPRS, interface USB.

Desde o início do mês de dezembro o Android está disponível para download para os usuários do FreeRunner nos Estados Unidos. O G1, da HTC, não tem previsão de chegada no Brasil.