Vizualizar Versão Completa : Celulares começam a desafiar câmeras


felipe MP
20-12-2008, 08:12 AM
Com câmeras cada vez mais potentes, os telefones celulares ousam rivalizar com as máquinas fotográficas digitais --ao menos, com as ultracompactas, feitas para caber no bolso.

Modelos como o C905, da Sony Ericsson, atingem respeitáveis 8 Mpixels

(Mas lembre-se: apesar do alarde feito por fabricantes e de certa crença generalizada, o número de Mpixels não é determinante para qualificar uma câmera --devem ser observados fatores como a qualidade das lentes e o tamanho do sensor de imagem.)

Oito Mpixels é também o número mágico do celular Renoir KC910q, da LG.

http://f.i.uol.com.br/folha/informatica/images/08352224.jpg (http://f.i.uol.com.br/folha/informatica/images/08352224.jpg)

Assim como a câmera Cyber-shot DSC-T700, da Sony, o celular tem tela sensível ao toque. Com lentes da grife alemã Schneider-Kreuznach, o Renoir captura boas imagens.

A câmera vai até ISO 1.600, nível de sensibilidade que permite tirar fotos sem flash em ambientes mais escuros --a contrapartida é o alto nível de granulação da imagem gerada.

Recursos como detecção de rostos e de sorriso funcionaram bem nos testes da Folha. O flash teve performance satisfatória quando o assunto estava a curta distância (cerca de dois metros).

Com resolução máxima de 640x480 pixels, os vídeos feitos pelo Renoir também têm boa qualidade.

A maior decepção com a câmera fica por conta da ausência de zoom ótico.


Celular

O Renoir conta com bons recursos. Há Wi-Fi e suporte a 3G (padrão de telefonia móvel que permite maior velocidade de transferência de dados).

A interface é limpa, intuitiva e amigável. A tela sensível ao toque responde com rapidez e precisão aos comandos.

Para quem sente falta de resposta tátil, é possível ativar diferentes tipos de vibração quando a tela é pressionada.

Uma funcionalidade interessante é a de acrescentar widgets --pequenos aplicativos, como relógio, calendário e previsão de tempo-- à tela inicial.

Apesar de ser possível operar o aparelho usando apenas os dedos, há uma canetinha incluída.

O problema é que, em vez de ser armazenada dentro do próprio celular, ela tem que ficar pendurada no aparelho em um incômodo acessório.

Os aplicativos para reprodução de vídeo e música são competentes. No entanto, o celular adota um padrão próprio de fones de ouvido, diferente dos tradicionais, de 3,5 mm --para usar fones comuns, é preciso usar um adaptador que, ao menos, está incluso.

O navegador padrão deixa a desejar --apesar de exibir os sites de maneira similar à que eles aparecem em um computador, o sistema de zoom é pouco prático. Uma solução é recorrer ao gratuito Opera Mini (www.operamini.com (http://www.operamini.com/)).

creditos: Folha Online

Guinhow N95
20-12-2008, 03:12 PM
bom tópico!

eu estou atualmente com um nokia N95,câmera 5.0 MP carlz Zeiss e acho a câmera dele incrível,pois a qualidade dos videos deles espancam todos os celulares que jah tive até hoje,mais como li no topico existem fatores a serem considerador para que seja uma boa câmera!

pois como jah pude observar o modelo nokia N73 com câmera 3.0 eventualmente parece ter uma câmera melhor que a do N95,mais quando colocamos a foto no computador percebemos que do N95 é melhor isso se dá as cores da tela do N73 que espanca a do N95!

isto é fatores que temos que levar em conta!