Vizualizar Versão Completa : Saiba sobre o Bluetooth


felipe MP
21-12-2008, 03:15 PM
A tecnologia Bluetooth recentemente vem ganhando bastante espaço na mídia, principalmente através dos novos aparelhos celulares e outros eletrônicos portáteis. Apesar disso, essa tecnologia já existe há muito tempo, sendo oficializada em 1998.

Bluetooth é basicamente uma tecnologia de conexão através de freqüência de rádio de baixo alcance e baixo consumo de energia. O alcance varia dependendo da especificação e pode chegar a até aproximadamente 100 metros. Existem as seguintes especificações, que estão sendo constantemente evoluídas:


Bluetooth 1.0
Bluetooth 1.0B
Bluetooth 1.1
Bluetooth 1.2
Bluetooth 2.0

A tecnologia Bluetooth 2.0 é a mais atual e melhora significativamente o alcance, a velocidade de transmissão de dados e a economia de energia.

A grande vantagem da tecnologia Bluetooth é a eliminação da necessidade de fios e cabos para conectar um ou mais aparelhos e também o baixo consumo de energia, ideal para aparelhos que dependem de baterias recarregáveis como celulares e palm tops.

Como funciona?

Quando dois ou mais aparelhos habilitados com a tecnologia Bluetooth ficam próximos um do outro (dentro do alcance), uma conexão é automaticamente estabelecida, sem necessidade de apertar nenhum botão, cabos ou programas específicos. Nesse ponto, uma pequena rede denominada piconet se forma.


Cada mini-rede Bluetooth piconet pode interligar até 8 aparelhos. Pode ser desde uma conexão a poucos centímetros, como um teclado sem fio conectado ao computador, como também pode interligar aparelhos através de salas diferentes.


Numa mesma sala, pode-se estabelecer várias mini-redes piconet sem que uma interfira na outra. Isso é possível porque cada piconet se diferencia de outros através do que se denomina profiles. Aparelhos Bluetooth com o mesmo profile se conectam com outros aparelhos com profile idêntico.

Guinhow N95
21-12-2008, 03:19 PM
muito bem explicado XD

guinho w.a
22-12-2008, 12:57 PM
Vlws ;)