Vizualizar Versão Completa : Smartphone pode ser espionado por SMS


felipe MP
22-12-2008, 12:09 PM
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/super_iphone.jpg (http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/super_iphone.jpg)

Empresa de segurança mostra a policiais brasileiros técnica que permite enviar malware por SMS para grampear o smartphone de terceiros.

O empresário alemão Wilfried Hafner, diretor da empresa de segurança SecurStar, exibiu em uma palestra a policiais brasileiros e agentes de inteligência do Governo Federal técnicas que permitem grampear telefones móveis sem a necessidade de recorrer às operadoras de telefonia.

Hafner exibiu as técnicas durante ciclo de palestras promovido esta semana pelo CIPAE (Comunidade de Inteligência Policial)

Em sua palestra, Hafner explicou que crackers criaram aplicativos compatíveis com diversos tipos de smartphones e sistemas operacionais móveis. Estes programas podem ser comprados em sites hospedados no exterior por preços que variam entre US$ 50 e US$ 300.

Segundo Hafner, alguns cavalos-de-tróia criados para espionar celular podem ser disparados por SMS.
Quem recebe a mensagem, baixa sem querer um código que instala o malware. Uma vez instalado o aplicativo, o espião pode acessar toda agenda de contatos do investigado e ver dados hospedados na memória flash do celular, como fotos e planilhas.

O executivo afirmou que o cavalo-de-tróia permite monitorar conversas de voz e até controlar o smartphone remotamente, usando sua câmera para captar imagens ou seu áudio como microfone. Quando o aparelho possui GPS, então, é possível saber exatamente onde cada operação de celular foi feita.

O sucesso do grampo depende da fragilidade do smartphone. Não são todos os aparelhos que podem ser infectados por um simples SMS. Em alguns casos, é preciso instalar o malware diretamente no celular.

Um site taiwanês que oferece os aplicativos espiões afirma que os programas são feitos para “assegurar a proteção de crianças” ou garantir que “funcionários não vazem dados sigilosos de empresas”. Na realidade, porém, os programas são usados em casos de espionagem industrial e política.

Segundo Hafner, apesar do grande potencial para espionagem industrial, 70% dos usuários que compram este tipo de malware são mulheres que desejam monitorar os passos de seus maridos. Trechos da palestra de Hafner foram reproduzidos no site da Cipae.

A empresa de Hafner vende aplicativos de segurança para evitar a espionagem de celular, uma espécie de antivírus para smartphones. O uso de aplicativos como cavalo-de-tróia para celulares é ilegal no Brasil, já que grampos telefônicos só podem ser feitos com autorização judicial.

guinho w.a
22-12-2008, 12:42 PM
Que coisa em..
Até no celular e Smart Phones temos essas pragas virtuais :(

Guinhow N95
22-12-2008, 12:48 PM
Que coisa em..
Até no celular e Smart Phones temos essas pragas virtuais :(


pois é brother to tendo que usar um anti virus no meu N95 :/