Vizualizar Versão Completa : Celular se supera em tempos de crise


felipe MP
06-01-2009, 11:49 AM
Em 2008, o ano não conheceu crise alguma em quando o assunto foi telefonia celular. O total de brasileiros que aderiu à moda do aparelho móvel ao longo do ano bateu recorde. 26 milhões de pessoas nos onze meses de janeiro a novembro.

No ano passado, para se ter uma idéia da força do celular como objeto de desejo, dezembro atraiu 5 milhões de habilitações, quase um quarto do total do ano inteiro, saltando de 16,3 milhões em novembro para 21 milhões no acumulado em todo o período.

Do conjunto de clientes do País, segundo estatísticas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 119,5 milhões pertencem ao sistema pré-pago e equivalem a 81,29%; enquanto 27,5 milhões são pós-pagos, com fatia de 18,71%. Segundo a agência, o número de assinantes cresceu 21,55% em onze meses, superando em 23,8% as 21 milhões de novas habilitações registradas ao longo do ano passado inteiro.

A entrada da Oi em São Paulo está sendo apontada como responsável pelo avanço incomum do setor. Em três meses, a Oi conquistou 1,5 milhão de paulistas, superando suas próprias previsões, afirmou o presidente da consultoria especializada Teleco, Eduardo Tude. Usando "armas diferentes", as concorrentes Vivo e Claro reagiram ferozmente para não perder market share.

Sem contar com escala tão volumosa, TIM e Oi se valem de outras ferramentas de marketing. E a recém-chegada usa e abusa dos minutos grátis de conversação para ampliar sua penetração entre paulistas.


Previsão para 2009

Este ano promete um crescimento mais moderado. Mas, ainda assim, haverá avanço porque a tecnologia de terceira geração (3G), em fase de implantação por todas as companhias, deve amadurecer e ampliar o uso entre adeptos da internet sem fio, por meio de modem no PC, laptop ou direto no celular.

O acesso à web pela telefonia celular está sendo considerado por especialistas desse setor como a grande chance de universalização da banda larga do País, devido ao aspecto continental do território brasileiro e à possibilidade de ser lançado o sistema pré-pago, que amplia as condições das camadas mais populares.

creditos:imasters

guinho w.a
06-01-2009, 11:59 AM
È celular se vende igual a água mesmo :)