Vizualizar Versão Completa : Rolando é game viciante (e quase perfeito) para iPhone


felipe MP
08-01-2009, 11:01 PM
Algum dia, muito em breve, todos nós teremos que nos sentar e parar para pensar qual é o aplicativo perfeito para iPhone. Quer dizer, deixando de lado todas trivialidades como a que gênero de aplicativo eles pertencem ou quanto custam, podemos certamente concordar que há certos atributos que separam os aplicativos ideais de alguns mais padronizados que entopem a App Store.

Para começar, o aplicativo deveria ser feito especificamente para iPhone – não há espaço para aplicativos que estejam com o coração dividido entre várias interfaces no nosso panteão de grandes aplicativos para iPhone.

Esse aplicativo deve tirar vantagem das coisas que tornam os aparelhos da Apple especiais – isso significa explorar o touchscreen e o acelerômetro. Os gráficos têm que ser que estar nos trinques, é claro, e o som há de ser soberbo. Finalmente, o aplicativo perfeito deve ser simples de usar – o usuário tem que poder botar a mão na massa sem ter que ficar pensando muito tempo sobre o que o criador do aplicativo tinha em mente quando estava na mesa de desenho.

Não estou certo se esse aplicativo perfeito para iPhone já exista. Mas os parágrafo acima chegam bem perto de descrever Rolando, o perigosamente viciante jogo para iPhone e iPod touch da criadora de aplicativos Ngmoco (http://rolando.ngmoco.com/).


http://macworldbrasil.uol.com.br/idgimages/imagefolder.2008-04-01.5330554353/137830-rolando1_original.jpg (http://macworldbrasil.uol.com.br/idgimages/imagefolder.2008-04-01.5330554353/137830-rolando1_original.jpg)


Em muitos aspectos, Rolando é um jogo clássico que você move peças do Ponto A ao Ponto B, ultrapassando obstáculos, coletando itens e evitando as ameaças das criaturas do mal enquanto tenta alcançar a linha de chegada. Termine uma fase, e você passa para um desafio diferente.

No caso de Rolando, isso significa que você é responsável pela segurança dos Rolandos, pequenos seres redondos que só querem rolar por aí, pular e desfrutar da natureza deslumbrante da Rolandolândia (Rolandoland).

Infelizmente, suas peripécias foram interrompidas por criaturas das Sombras - sinistras caixas negras que são fatais caso toquem os Rolandos.

Sua missão é rolar e pular os Rolando para segurança, pegar algumas pedras preciosas e resgatar alguns preguiçosos membros da família real de Rolandoland pelo caminho, tudo isso enquanto evita chegar perto das Caixas das Sombras que caem, voam e impedem seu caminho.

Felizmente, você tem todo um arsenal de comandos com os dedos e o acelerômetro embutido no iPhone à sua disposição.

Você pode tocar em um Rolando em particular para controlá-lo (ou ainda melhor, usar o dedo para desenhar uma caixa em torno de vários Rolandos e controlar todos de uma só vez). Inclinar seu iPhone ou iPod touch faz com que os Rolandos rolem nessa direção. Bem, nem todos.

Os membros da decadente família real se comportam de forma distinta. Aparentemente, o Rei Rolando tem que ser empurrado por outros Rolandos, e o Príncipe Rolando ricocheteia cada vez que tromba em algum objeto, potencializando a dificuldade para passar as etapas em que a Família Real está envolvida.

Passe o dedo para cima e os Rolandos selecionados pularão. Você também topará com diversos botões, rodas, elevadores, e outros acessórios que você pode apertar, arrastar, ou empurrar com o dedo para ajudar os Rolandos a alcançar seu destino final.

Como os Rolandos normalmente estão espalhados por todos os lados da fase, você não pode prestar atenção só nas bolas que estão no seu campo de visão. Ícones mínimos o deixam saber onde os outros Rolandos estão espalhados na tela; clique em um desses ícones e você saltará para aquela área. Ou você pode sempre usar dois dedos e se transportar para outra parte da fase para que você possa ter uma perspectiva da região.

Você contabiliza pontos para cada Rolando que entrega a salvo, bem como qualquer diamante que você pegue pelo caminho. Pontos bônus são recebidos se você puder completar uma fase em um determinado limite de tempo (apesar de não ter nenhum desconto caso esse tempo seja excedido).

Em uma semana jogando Rolando, eu nunca entreguei nenhum dos Rolandos a tempo de receber os pontos bônus, não cheguei perto sequer. Acredito que isso aconteça por eu ser terrivelmente inábil.


http://macworldbrasil.uol.com.br/idgimages/imagefolder.2008-04-01.5330554353/137830-rolando2_original.jpg (http://macworldbrasil.uol.com.br/idgimages/imagefolder.2008-04-01.5330554353/137830-rolando2_original.jpg)


O único momento em que se sofre algum tipo de conseqüência no Rolando é quando você deixa muitos Rolandos morrerem – seja pela mão cruel das Caixas das Sombras ou por levá-los a algum outro obstáculo igualmente mortal – você não consegue completar a fase. Mesmo então, o jogo deixa você recomeçar no início da fase - ou em um “checkpoint” cheio de balões de festa, se tiver um desses –em vez de jogar você de volta para a primeira fase.

Completar um nível libera novas fases – são 36 no total, espalhadas por 4 regiões (que se abrem em forma de mapa sempre que o jogo é iniciado). Então as coisas nunca ficam muito velhas.

A jogabilidade é desafiadora sem ser frustrante. Levei várias tentativas para conseguir passar da etapa Mount Rollmore no Honeycup Meadows, mas quando finalmente consegui, a satisfação se igualou a quase todas as conquistas profissionais que eu alcancei na minha carreira.

A Ngmoco incluiu tutoriais muito úteis em cada fase, com dicas de como fazer os Rolandos se moverem como você quer. E melhor, você pode optar por pular esses tutoriais se, como eu, ficar repetindo uma fase tão frequentemente que é suficiente para decorar os diálogos.

Também testamos Rolando com a filha de sete anos de um dos editores da Macworld. A música do jogo e o estilo visual – os Rolandos são tão bonitinhos- a deixaram boquiaberta, e ela pegou a manha de controlar os Rolandos quase instantaneamente. Mas os níveis requerem tanta habilidade de solução de problemas que crianças muito pequenas não conseguirão fazer muito mais do que ver seus Rolandos pularem de um lado para o outro sem método nenhum.

Em certos aspectos, Rolando é praticamente o perfeito jogo casual. Se você for interrompido no meio de um jogo, é só clicar o botão do iPhone que ele salva sua localização exata. Um pequeno número vai aparecer ao lado do ícone do Rolando na sua tela inicial lembrando-o de quantos Rolandos você ainda tem vivos.

Eu estava no metrô voltando do trabalho para casa, tentando descobrir o caminho pela Altitude Adventure quando percebi que estava quase perdendo meu ponto – apertando o botão eu pude salvar exatamente onde havia parado sem perder nenhum Rolando para as criaturas das Sombras.

A música que acompanha o Rolando é agitada sem se tornar irritante. Os efeitos sonoros são inteligentes, e o jogo é repleto de pequenos detalhes que estão se tornando a marca registrada dos jogos da Ngmoco.

Assim como Topple (http://www.macworld.com/article/137422/2008/12/topple.html), outra oferta da Ngmoco no qual as expressões das peças de jogo refletem as ações, os Rolandos ficam visivelmente nervosos se chegam perto demais das Caixas das Sombras. Eles fazem caretas quando você os obriga a se “esforçar”. E fazem cara de entediados se você leva tempo demais concentrado em outras peças.

Mas o jogo não é sem falhas. Eu acho os Royal Spikey Commandos – Rolandos que podem grudar e subir paredes – um pouco difíceis de controlar. E algumas vezes, quando estou passando o dedo para cima, para fazer um Rolando saltar, acabo ativando outro Rolando sem querer. Isso pode ser apenas a minha aflição especial – já que sou notoriamente um desengonçado – mas suspeito que outros usuários compartilhem da minha frustração.

Ainda assim, fica claro depois de apenas alguma minutos jogando Rolando, que a Ngmoco pensou em cada detalhe do jogo e em como explorar todas as funcionalidades únicas do iPhone. Mesmo com preço premium, Rolando é um jogo que você deve ter e um exemplo enorme do que pode ser feito com a plataforma do iPhone se você apenas colocar sua cabeça para pensar nela.

Rolando é compatível com qualquer iPhone ou iPod touch com software 2.1.

creditos: pcworld

guinho w.a
09-01-2009, 03:00 AM
Parece ser meio bobo, mas se tratando de Iphone deve ser interessante..

Vlw Felipe