Vizualizar Versão Completa : Novo celular e sistema operacional da Palm animam ações


felipe MP
09-01-2009, 11:35 AM
A Palm reformou seu sistema operacional e introduziu um novo celular de tela de toque, animando suas ações já que os investidores esperam que os lançamentos ajudem a empresa a reconquistar clientes perdidos para rivais como a Apple.

Os novos produtos, que impressionaram os analistas presentes à Consumer Electronics Show em Las Vegas na quinta-feira, foram desenvolvidos sob responsabilidade de Jon Rubenstein, ex-executivo da Apple e um dos criadores do iPod, levado para a Palm pela Elevation Partners, empresa de capital para empreendimentos que é uma das acionistas do grupo.

A Palm apostou seu futuro no sistema operacional Palm Web OS e novo celular, que está em desenvolvimento desde 2007. A pioneira dos celulares de tela de toque, como o Treo, vem perdendo mercado para o iPhone, da Apple, o BlackBerry, da Research in Motion, e outros aparelhos.

"É uma espécie de renascimento para a nossa empresa", disse Brodie Keast, vice-presidente sênior de marketing do grupo, à Reuters. "Significa muito para nós."

O novo celular inteligente Pre, da Palm, dispõe de tecnologia de localização GPS, conexão sem fio Wi-Fi com a Internet e um teclado completo deslizante. Estará disponível exclusivamente na rede de lojas da operadora de telefonia móvel Sprint Nextel no primeiro semestre de 2009. A Palm não revelou o preço.

Em demonstração na CES, os executivos da Palm mostraram como o Pre consolida facilmente múltiplos serviços de comunicação tais como mensagens instantâneas, mensagens de texto e redes sociais, a exemplo do Facebook, além de múltiplos sistemas de e-mail.

"Tudo no aparelho parece competitivo. As especificações adotadas atendem os requisitos necessários. O que vimos do software e da experiência do usuário nas demonstrações parece inovador e único", disse John Jackson, analista da CCS Insight.

As ações da Palm fecharam em alta de quase 35 por cento, depois do anúncio há muito aguardado.

O analista Paul Coster, do JP Morgan, especulou que o novo sistema operacional pode fazer da Palm um alvo atraente para aquisição.
A Palm mesma começou no ramo de celulares inteligentes ao adquirir a Handspring.

"Gostei muito do sistema operacional", disse Coster. "Se eles não conseguirem se dar bem, alguém vai comprá-los."

creditos:UOL