Vizualizar Versão Completa : Polícia francesa adota Linux e economiza RS 150 milhões


tpcs_90
16-03-2009, 02:44 PM
Após a adoção do sistema operacional Ubuntu Linux pela polícia francesa, um estudo mostrou que a economia da organização foi de 50 milhões de euros, aproximadamente R$ 150 milhões de reais, em apenas cinco anos.
Em 2005, a polícia francesa substituiu todas as suas versões do Microsoft Office pelo OpenOffice.org. Gradualmente, foram adotando outros softwares de código aberto, como Firefox e Thunderbird. Quando em 2006 deu-se o lançamento do Windows Vista, a organização decidiu que seria mais fácil migrar para o Ubuntu do que para o novo sistema da Microsoft.
"Passar do Microsoft XP para o Vista não nos traria muitas vantagens, e a Microsoft nos disse que para isso talvez fosse necessário treinamento de usuários", disse o Tenente-Coronel Xavier Guimard. "Passar do XP para o Ubuntu, entretanto, mostrou-se muito fácil. As duas maiores diferenças foram os ícones e os jogos. Jogos não são prioridade", declarou.
Atualmente a Gendarmerie Nationale, polícia nacional francesa, possui 5 mil estações de trabalho com o sistema operacional livre. Graças ao sucesso da migração, a organização pretende levar o Linux para mais 15 mil máquinas até o final do ano, e espera ter todo o seu parque de informática, 90 mil máquinas, migradas para distribuição do Linux até 2015, noticiou o site The Inquirer.
Com isso, Grimard espera reduzir seu orçamento anual em até 70%, sem reduzir a capacidade. Outros departamentos governamentais franceses já aderiram ao Linux.A Assembléia Nacional roda o Ubuntu em mil estações de trabalho, o Ministério da Agricultura utiliza o Mandriva.
Com a crise mundial e a pressão dos governos por corte de custos, o site Ars technica acredita que a adoção de softwares open source pelas organizações é uma saída viável e econômica, e comenta que outros países, como o Reino Unido e o Canadá, já tomaram medidas semelhantes.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)