Vizualizar Versão Completa : Brasil: mercado de PCs deve encolher 11,5% em 2009, diz IDC


tpcs_90
01-04-2009, 01:31 PM
A indústria de computadores do Brasil deve sofrer retração de 11,5% em 2009, segundo levantamento feito pela empresa de pesquisa do mercado de tecnologia IDC. "O esforço estará concentrado em recuperar a confiança do consumidor, afinal não será fácil convencê-lo a assumir uma dívida em tempos de incerteza econômica", disse Luciano Crippa, analista responsável pelo estudo.
No ano passado, o mercado brasileiro de computadores cresceu 10,6%, totalizando 11,8 milhões de unidades vendidas, contra 10,6 milhões em 2007.
O desempenho de 2008 poderia ser sido ainda melhor não fosse a crise econômica e a restrição de crédito, principalmente entre outubro e dezembro, que limitaram as vendas no setor, afirmou o analista.
O segmento de notebooks foi o que apresentou o melhor desempenho em 2008, mais que dobrando o volume vendido em relação ao ano anterior. Já as vendas de netbooks somaram apenas 100 mil unidades, o equivalente a cerca de 3% do mercado de notebooks, segundo a IDC.
"O volume ainda é baixo com poucos fabricantes em cena, mas este cenário deve mudar neste ano e o mercado deve dobrar de tamanho até 2010", prevê Crippa.
Ele afirma ainda que uma readequação das estratégias de venda dos fabricantes e uma política de preços mais agressiva neste ano também poderão beneficiar as vendas.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)