Vizualizar Versão Completa : Falha descoberta no Conficker pode ajudar a derrotá-lo


tpcs_90
02-04-2009, 02:29 PM
Uma falha ainda não detalhada foi descoberta no Conficker. E ela pode ser suficiente para minar sua ação. Acreditava-se que praga, que já fez vítimas em todo o mundo e se alastrou por milhões de máquinas em poucos meses de atividade, fosse atacar de forma surpreendente hoje, dia 1° de abril. Ainda que isso não tenha acontecido, o Conficker é uma ameaça que merece cuidado e está ganhando a atenção de empresas de tecnologia. Um grupo delas criou o Conficker Working Group, uma iniciativa que tenta diminuir o efeito da praga e prender seus responsáveis.

O site The H Online explica que nenhum comentário está sendo feito a respeito da falha encontrada, em respeito às normas de segurança do Conficker Working Group, mas cita que uma vulnerabilidade no worm Storm também foi descoberta na época mas não foi explorada por razões legais e morais, já que isso implicaria em invadir as máquinas infectadas para "consertá-las". Dada a dimensão que o Conficker tomou nos últimos meses, essa postura poderá ser repensada.
O Conficker possui uma rotina para enganar o PC, fazendo-o acreditar que está seguro e livre da infecção. Essa rotina, entretanto, possui uma "assinatura" peculiar, descoberta esta semana, e que pode ser detectada remotamente, auxiliando na caça ao malware. Vários scanners de vulnerabilidade, como o nmap (insecure.org/nmap) já detectam remotamente se uma máquina possui essa variante do Conficker.
A dupla de especialistas em segurança Felix Leder e Tillmann Werner, ambos da Universidade de Bonn, na Alemanha, divulgou nesta terça-feira um estudo mais aprofundado do worm Conficker.
Segundo o site The H Security, a pesquisa chamada de "Conheça seu Inimigo" explica que o Conficker não é trabalho de programadores amadores que acabou saindo do controle, como acontece com tantas outras pragas. Ao contrário, sua rotina de atualização é minuciosa, garantindo que cada máquina infectada possua uma versão sempre atualizada do verme.
Um software criado pelos pesquisadores simula um sistema já infectado, que engana a praga e faz com que ela acredite que não precise mais invadir o computador da vítima, uma forma de enfraquecer o ataque.
O documento de Leder e Wernet pode ser encontrado pelo atalho tinyurl.com/c2fj2c. A reportagem (em inglês) "Conficker demystified", do site H Online, pode ser lida pelo atalho tinyurl.com/cadqw4 . Outro documento sobre a contenção do Conficker, também útil, foi publicado ontem pelo projeto Honeynet e está disponível em honeynet.org/papers/conficker.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)