Vizualizar Versão Completa : IBGE lança serviço de GPS pela internet sem fio


tpcs_90
05-05-2009, 12:44 PM
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança às 15h da próxima quarta-feira um serviço com informações de coordenadas - como latitude, longitude e altitude - para GPS, repassadas pela internet. O RBMC-IP vai coletar dados de 26 das 60 estações de GPS de operação contínua existentes no País e mandá-las para os receptores cadastrados.
O sistema, pertencente à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC) e mantido pelo IBGE, poderá ser utilizado para controle de frotas de veículos, locomoção e até navegação marítima.
Com o RBMC-IP será possível acompanhar o posicionamento de uma frota de caminhões de uma transportadora, com indicação do local e condição - se está parado num acostamento, por exemplo - do veículo rastreado. A utilização do serviço permitirá que o usuário - esteja ele em terra ou mar - tenha acesso a dados com precisão até 100 vezes mais exata do que a atual emissão de dados do GPS comum.
O cadastro para o serviço pode ser feito no endereço http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/rbmc/ntrip. Após o cadastramento, o receptor de GPS será habilitado e receberá as informações de localização, indicadas em precisão de centímetros até decímetros. O setor agrícola também se beneficiará com o sistema, que dará indicações do uso de adubo e pesticida aplicado nas plantações, também feita pelo GPS.
Os dados do RBMC serão disponibilizados por um protocolo virtual conhecido como Networked Transport of RTC M via Internet Protocol (NTRIP), criado pela Agência Alemã de Geodésia, que permite conexões simultâneas de computadores desktop, laptops e PDAs com wireless.


Funcionamento do sistema

Os dados serão captados das estações participantes do serviço RBMC-IP e repassados em formato RTCM para um servidor localizado na sede do IBGE, no Rio de Janeiro. Em seguida, o usuário cadastrado no poderá selecionar a estação da RBMC-IP da qual pretende receber as coordenadas. As informações serão, então, repassadas para o GPS do usuário.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)