Vizualizar Versão Completa : Estudo: atualização automática aumenta segurança do PC


tpcs_90
06-05-2009, 07:21 PM
Um estudo realizado pela Google Suíça e pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça divulgou resultados que apontam que atualizações silenciosas aumentam a segurança em programas de navegação. Segundo o site The H Online, a conclusão do grupo de especialistas, depois da análise, é que se uma atualização requer muita interação ou esforço do usuário, é provável que o processo seja abortado ou que sequer seja iniciado.
Em gráficos e estatísticas oferecidos pelo longo relatório, os pesquisadores exemplificam que apenas 24% dos usuários do navegador Opera utilizam a última versão do software. O baixo número é atribuído à necessidade de baixar e instalar o pacote manualmente.
Ao contrário, 97% dos usuários do aplicativo Chrome, da Google, possuem a última versão do navegador. O motivo? O aplicativo realiza a chamada "atualização silenciosa", que acontece sem que o usuário aceite ou escolha instalá-la.
O mesmo estudo foi incapaz de medir as estatísticas do principal navegador do mercado, o Internet Explorer, uma vez que os dados públicos sobre as atualizações são insuficientes, porém, descobriu que 85% dos usuários de Firefox atualizam seu navegador para as versões mais recentes dentro de uma janela de 21 dias, e 53% fazem o mesmo com o Safari.
Por ter sido conduzido pela própria Google e mostrado toda a eficiência de seu próprio navegador Chrome em atualização, é preciso cautela ao analisar os resultados. Embora o estudo aponte para a recomendação da criação de processos silenciosos de atualização, muitos usuários devem se opor ao método por brechas na privacidade e falta de controle.
Sem conhecimentos das atualizações, o usuário pode nunca saber quando novos recursos diferentes dos inicialmente anunciados foram instalados. Neste caso, uma alternativa seria permitir escolher entre ser avisado ou instalar silenciosamente, algo que já acontece com os sistemas operacionais da Microsoft, por exemplo.
Interessados em conhecer os resultados divulgados pela pesquisa, podem verificá-los detalhadamente, em inglês, pelo atalho tinyurl.com/cbvd75.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)