Vizualizar Versão Completa : IE cairá abaixo dos 50% de mercado até 2011, prevê Net Applications


tpcs_90
08-05-2009, 01:44 PM
Caso continue no atual ritmo de queda, o Internet Explorer, da Microsoft, deve cair abaixo da marca dos 50% do mercado de navegadores até 2011, segundo projeção da consultoria Net Applications.

No final de abril, o IE perdeu 0,7 ponto percentual, chegando a participação de 66,1% do mercado de browsers, nova marca mais baixa já atingida pelo software desde 2005, quando o ranking da consultoria começou a ser elaborado.

O IE8, lançado um mês antes, não foi suficiente para deter o declínio na participação das versões anteriores do navegador - enquanto o IE8 ganhou 2,2 pontos percentuais, a versão 7 perdeu 2 pontos e a versão 6 perdeu 0,8 ponto.

Como é de praxe, rivais capitalizaram sobre as perdas do IE. O Firefox, da Mozilla, viu sua participação aumentar 0,4 ponto percentual, chegando a 22,5% do setor, enquanto o Chrome, do Google, atingiu 1,4% após crescer 0,2 ponto percentual.

O Safari, da Apple, no entanto, seguiu a tendência da Microsoft e caiu 0,02%, para 8,2% do setor.

"O IE tinha uma vantagem enorme de mercado e o Firefox, em um ambiente competitivo, continua a ganhar participação", afirmou o analista Vince Vizzaccaro. "Já vimos algumas variações sazonais (na participação do Firefox), mas agora ele continua com sua tendência de crescimento".

Nos últimos 12 meses, o Firefox ganhou 4,8 pontos percentuais. Caso mantenha o ritmo, o navegador deverá ultrapassar a marca de 25% do mercado no final de novembro.

O IE, por outro lado, perdeu 8,4 pontos percentuais por mês no mesmo período, o que significa que, caso o ritmo seja mantido, o navegador da Microsoft terá caído abaixo dos 50% até 2011.

O próprio Vizzaccaro, no entanto, esclarece que não acredita que o IE deverá perder a liderança do setor para o Firefox, por mais que a tendência de queda deste se mantenha no médio prazo.

O Chrome também chamou a atenção do analista. O navegador, apenas para Windows, teve o maior aumento de participação desde dezembro.

"Estamos vendo o Google colocando anúncios na sua página de busca e essas jogadas de marketing vêm dando um bom incentivo. Não sei até quanto esse aumento é sustentável".


Créditos www.idgnow.com.br (http://www.idgnow.com.br)
:)