Vizualizar Versão Completa : [Tutorial] Criando e configurando servidor SQL - Guia completo.


Nosyel
22-05-2009, 08:59 PM
http://ragnalpha.tshostez.com/upgrades/tutorial.jpg

Índice:
1. Introdução
2. Programas necessários
3. Instalação dos programas necessários
4. Configurando o banco de dados SQL
5. Criando contas de GM
6. Criando conta com o No-IP
7. Criando redirecionador com No-IP
8. Iniciando o No-IP
9. Configuração básica do emulador


==

1. Introdução

Olá pessoal, estou aqui para apresentar o meu primeiro Tutorial de criação de servidor Ragnarok usando Emulador Cronus, como meu primeiro tutorial, gostaria de ensinar a todos como criar do zero um servidor do tipo SQL. Iremos começar apenas com a instalação dos programas necessários e configuração do banco de dados e do redirecionador de IP (No-IP). Depois irei adicionar as configurações básicas do servidor e futuramente as configurações avançadas. Pretendo adicionar também um Mini-Guia sobre Hexeds e criação do seu Patch (Pasta data e hexed).

Sem mais delongas, vamos ao tutorial!


2. Programas necessários

Cronus SQL (Aconselho uma compilação atualizada, aqui esta o link das Compilações (http://cronus-emulator.com/forum/index.php?showforum=111)).
EasyPHP 2.0 (Irei usar a versão 2.0 (http://ragnalpha.tshostez.com/upgrades/EasyPHP-2.0b1-setup.exe) neste Tutorial).
No-IP (http://ragnalpha.tshostez.com/upgrades/ducsetup.exe) (Site oficial do No-IP (http://www.no-ip.com)).


3. Instalação dos programas necessários

Instalação do EasyPHP:

http://img355.imageshack.us/img355/3548/instalandoeasyphpfj5.jpg


Instalação do No-IP:

http://i67.photobucket.com/albums/h308/EdieJohnny/InstalandoNo-IP.jpg

Instalação do Cronus SQL:

Não precisa instalar nada, apenas extráia os arquivos para alguma pasta.


4. Configurando o banco de dados SQL

Não é tão difícil essa parte. Abra o EasyPHP e clique no "e" do lado de onde está escrito "Apache" e clique em Administração.
Depois disso, irá abrir uma página da Internet, em seguida clique em "Manage Database".
Outra página da Internet se abrirá. É aqui que você irá fazer todas as configurações do Banco de Dados. Onde está escrito "Cria novo banco de dados" digite no primeiro campo: ragnarok e o segundo deixe como está.
Após isto, clique no botão "SQL" na parte superior da tela. Nesta parte vamos importar as tabelas necessárias para o emulador rodar perfeitamente.
Clique no botão "Arquivo" e navegue até a pasta do seu Cronus SQL e entre na pasta "sql-files". Lá selecione o arquivo "main.sql" e clique em Executar.
Repita o processo com os arquivos: "item_db.sql, item_db2.sql, mob_db.sql, mob_db2.sql e logs.sql". Veja a imagem abaixo, creio que irá ajudar nesse passo.

http://img187.imageshack.us/img187/9243/configurandodb2zk5.jpg

Agora precisamos criar um usuário no banco de dados para o servidor poder se conectar à ele. Para fazer isto é bem simples.
Clique em "Privilégios" e depois em "Adicionar um novo usuário". No campo "Nome do usuário" digite: ragnarok, em "Servidor" escolha a opção: local e automaticamente o campo será preenchido com: localhost. A senha escolha: ragnarok. Veja a imagem abaixo, ela irá auxiliá-lo(a) melhor:

http://i67.photobucket.com/albums/h308/EdieJohnny/CriandousurioEasyPHP.jpg

Após preencher os campos, selecione "Marcar All" e clique em "Executar", no final da página.
Nota: Claro que este é o usuário e senha padrão, então aconselho trocar. Mas o emulador está configurado para este usuário e senha, então se você deixar assim, não precisará configurar nada. Seu emulador já conseguirá conectar normalmente ao servidor.


5. Criando contas de GM

Esta é uma parte muito importante, vou ensiná-los(as) a criar uma conta de GM. Para isto, selecione o banco de dados 'ragnarok' que criamos e clique no "quadradinho" da tabela "login". Após isto, clique em "Inserir", no topo da página. Lá, basta preencher os campos e clicar em Executar. Veja a imagem:

http://i67.photobucket.com/albums/h308/EdieJohnny/CriandocontadeGM-1.jpg

No primeiro campo, sempre comece com o número "2000000". E então basta ir aumentando o número, caso queira criar mais contas de GM.


6. Criando conta com o No-IP

Esta parte é muito simples. Basta entrar no Site(o link esta logo acima na introdução) e clicar em "Create Account" e preencher os campos. Veja a imagem:

http://i67.photobucket.com/albums/h308/EdieJohnny/CriandocontanoNo-IP.jpg

Após preencher os campos, clique em "I Accept, Create my Account". Agora vá até a Caixa de Entrada de seu E-mail para clicar no link de confirmação e pronto!


7. Criando redirecionador com No-IP

Esta é ainda mais fácil, vá ao Site do No-IP e entre com sua conta. Clique em "Add a Host" e no campo "Hostname" digite qualquer coisa, pode ser o nome do seu servidor ou qualquer outra coisa que você quiser e clique em "Create Host". Veja a imagem abaixo para auxiliá-lo(a):

http://i67.photobucket.com/albums/h308/EdieJohnny/CriandoredirecionadorcomNo-IP.jpg

8. Iniciando o No-IP

Abra o No-IP, entre com sua conta normalmente. Irá aparecer o host que você acabou de criar, clique no "quadradinho" para selecioná-lo até a expressão da carinha mudar para uma carinha feliz ou envergonhada. Feche o No-IP, certificando que ele estará minimizado na bandeja do sistema e pronto, No-IP iniciado com sucesso! Veja a imagem abaixo:

http://i67.photobucket.com/albums/h308/EdieJohnny/IniciandoNo-IP.jpg

9. Configuração básica do emulador

Navegue até a pasta do seu Cronus SQL e entre na pasta "conf". Lá, abra o arquivo "atcommand_athena.conf".
Neste arquivo é definido os comandos de Players, Vips, GMs e etc.

Explicando como configurar:

command_symbol: @
Aqui é o símbolo que irá preceder o comando. No caso, @item, @duel, @zeny e etc. Sempre será '@' antes do comando.
Para mudar o nível de GM que pode acessar o comando, basta trocar o número.

Ex:

item: 60,60

Azul: Nível de GM para utilizar o comando @item. Está lembrado que definimos, na nossa conta de GM que criamos logo acima, o level para 99? Isto quer dizer que esta conta que criamos poderá usar o comando @item, pois aqui definimos o número "60", a conta que for de level 60 ou maior poderá usar. Se trocarmos para "0", por exemplo, os players normais poderão usar o comando @item, uma vez que o level 0 é Player normal.

Vermelho: Aqui fica definido os comandos para personagens, no caso o #item. No qual dará um item a um determinado jogador. É o mesmo caso do número em azul. A conta que for de level 60 ou maior poderá usar.

==

Agora abra o arquivo "char_athena.conf". A maioria das coisas aqui está em português, então é só dar uma lida no arquivo. As configurações mais importantes são:

userid: s1
passwd: p1
Se você for um(a) garoto(a) esperto(a), deve ter percebido que na tabela login já existia uma conta com o usuário "s1" e senha "p1". O servidor utiliza esta conta para se conectar ao banco de dados. Este é o padrão, aconselho trocar depois por outra senha de sua preferência ou coloque apenas s2/p2.

server_name: Cronus
Nome do seu servidor, que irá aparecer após a tela de Login, in-game. No caso está definido para "Cronus".

//login_ip: 127.0.0.1
IP do login-server. Aconselho deixar 127.0.0.1 ou o seu host criado com o No-IP ou o ip interno de sua máquina, mais para frente ensinarei como descobrir seus IP's ;). E não se esqueça de descomentar a linha, tirando as //.

login_port: 6900
O servidor de personagens irá se conectar ao servidor de Login através desta porta. Esta é o padrão, aconselho mudar, apesar de não adiantar muita coisa.

// char_ip:127.0.0.1
IP do char-server. Mesmo do IP do login-server. Deixe 127.0.0.1 ou o host criado com o No-IP ou seu ip interno. E descomente a linha também.

char_port: 6121
Porta do servidor de personagens. Mesmo caso da porta do servidor de login.

Faça o mesmo esquema dos IPs e portas nos arquivos "map_athena.conf e login_athena.conf". O resto basta ir lendo os arquivos para entender.

==

Depois eu edito o post colocando informações sobre a pasta battle. Mas adianto aqui que os arquivos lá, em sua maioria, estão em Português. Basta dar uma lida... É lá que será configurada as rates do servidor, nível máximo, status máximos, palletes de cores de roupa e cabelo, enfim, a configuração geral do servidor.

Abraços e até a edição do post!
Comentem sobre o que poderia ser colocado aqui que eu adicionarei. Fale sobre erros de Português também, não tive tempo para verificar, então se acharem algum, me mandem PM.

E este é meu primeiro tutorial, então se não estiver muito bem explicado me avisem para adicionar mais informações.

Obrigado a todos e grande abraço. ;)

Créditos: Nosyel http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/3.0/88x31.png

SUPREMO
22-05-2009, 09:10 PM
Otimo!

guinho w.a
22-05-2009, 09:20 PM
Muito bom.
Fixado :)

numb
23-05-2009, 06:00 PM
Ótimo tuto ;D

IceBot
14-06-2009, 01:10 AM
ae mano fiz tudo certinho q se mandou deu certo e talz mas agora como eu entro no meu serv

Nosyel
14-06-2009, 02:06 AM
Olá amigo, vc deve fazer um patch para vc, aqui mesmo no fórum tem os tutorias para vc fazer o seu patch completo com hexed e tudo, esta tudinho aqui na seção de tutoriais, após fazer o seu patch, basta ligar seu servidor e logar pelo seu hexed, faça uma conta usando _M para conta masculina e _F para contas femininas, isso ai é o básico após isso é so se divertir, e lembre-se o seu servidor não morde por isso sinta-se livre para edita-lo, abraços e seja bem vindo qualquer coisa estarei por aqui ;)

IceBot
16-06-2009, 11:49 AM
pow cara nao sei se aki em casa que ta bugado ou ja veio no serv mas
o npc mestre espadachin nao tem como falar com ele vc clica nele e
ele fica mudo como faço para arrumar isso ?

IceBot
16-06-2009, 11:59 AM
vlw mano
mas to em duvida se eu coloco o numero 2000000 ai eu uso o comando /b e nao acontece nada como faço para deichar meu char gm ?

Nosyel
16-06-2009, 02:12 PM
vlw mano
mas to em duvida se eu coloco o numero 2000000 ai eu uso o comando /b e nao acontece nada como faço para deichar meu char gm ?

Olá IceBot, bem vamos ver, sobre o mestre espadachin geralmente quem usa estes npcs é o servidor Oficial ou seja o BRO, nós que temos servidores Privados, usamos a mestra das classes entende? basta vc ativar ela no script personalizado ;)

Agora sobre o char gm, vc deve fazer uma conta normal no seu servidor e ir depois na data base e procurar por ela na tabela login, assim que encontara clique nela e em propriedades, edite sua conta e coloque o lvl de acesso 99 assim vc terá sua conta de ADM qualquer coisa estou por aqui, abraços ;)

IceBot
20-06-2009, 06:07 PM
Alguem poderia me ajudar como faço para arrumar um npc bugado eu clico nele e ele fica mudo nao aparece o balaozinho da converça alguem pode me responder como arrumo isso vlw

Nosyel
20-06-2009, 06:11 PM
Olá IceBot, poste pra mim por favor a imagem do erro no map server, so com esta imagem poderei lhe ajudar, t+ ;)

IceBot
20-06-2009, 07:39 PM
aki as imangens dos erros

1ºerro

http://img36.imageshack.us/img36/8978/erro1w.jpg

2º erro

http://img196.imageshack.us/img196/6106/erro2e.jpg

Nosyel
20-06-2009, 08:04 PM
Pelo que eu vi o erro esta em uma função que o emulador não esta conseguindo ler, poderia postar o npc? Eu dou uma olhadinha nele e posto corrigido para vc, abraços ;)

chestander
26-07-2009, 10:09 AM
Cronus SQL (Aconselho uma compilação atualizada, aqui esta o link das Compilações (http://cronus-emulator.com/forum/index.php?showforum=111)).

link invalido upa ele no ******* se puder e claro desde ja gracias

Nosyel
26-07-2009, 10:31 AM
Não esta inválido amigo, e não poso upar em ******* pois este link ai é do site oficial do cronus tem direitos e não posso pegar e upar em outros lugares, sua net deve estar com algum problema, ou então tente copiar e colar o link, pq pra mim esta funcionando perfeitamente, abraços ;)
http://cronus-emulator.com/forum/index.php?showforum=111 - o mesmo link de cima, testado e funcionando normalmente

tbro
07-08-2009, 09:26 PM
Valeu :D

Nosyel
07-08-2009, 09:31 PM
Por Nada e seja bem vindo ;)

aqswdefr85
18-08-2009, 09:11 PM
aonde eu vo entrar essa parte do "Manage Database" eu faso oq ta falando mais quando abre o site EasyPHP n tem nada escrito assim ajudaa plisssss!!

Nosyel
18-08-2009, 11:03 PM
Olá Amigo, Seja Bem Vindo!

O seu easy php deve ser o mais novo basta clicar em, myadmin sql, que abrirá a página que vc quer, abraços e desculpa a demora e a pressa ;)

Derick Winzz
24-10-2009, 03:31 PM
muito bom mesmo parabens a vc otimo topico eu fiz tudo direitinho só falta o hexed mais não entendi muito bem como se faz hexed n