Vizualizar Versão Completa : Como criar sua própria fonte!!!


Nosyel
26-07-2008, 11:19 PM
:DBem galera este é meu primeiro tutorial, vou tentar passar a vcs como se cria uma fonte para seu motorola espero q consiga hehehehehehe, bem mas xega de papo vamos la ve se sai alguma coisa q preste kkkkkkkkkk! :D


Você vai precisar dos seguintes programas:

SHX CODEC (http://www.*******.com/account/file/56680149/80910660/SHX_CoDec_266.html)
MOTOFONTEDITOR (http://www.*******.com/file/56680131/c10b1895/MotoFontEditor.html)

1 - Abra o SHXCodec, abra a flash que você usa no seu celular e clique em split.
2 - Procure pelo arquivo LangPack e clique em edit
3 - Vai abrir uma janelinha, clique em Save langpack
4 - Salve, de preferência numa pasta diferente do SHXCodec (eu salvei no desktop)
5 - Abra o MotoFontEditor e nele abra aquele arquivo que você salvou no SHXCodec. Feito isso, clique em general font, selecione todos os caracteres que aparecem acima (que são da fonte) clicando no primeiro e no último com SHIFT pressionado. Vá em Processing e clique em Select Windows Font.
6 - Vai abrir a famosa janelinha do windows onde você seleciona a fonte que quer usar (no exemplo, escolhi a comicsans). O tamanho que você vai colocar na fonte vai depender do tamanho (height) do grupo de caracteres que você está mudando. Ex: no caso do general font, o height dele é 19, logo vc vai ter que colocar um tamanho de fonte cujo height seja 19. Logo após vc colocar o tamanho da fonte o programa mostra uma janelinha dizendo o height que o tamanho daquela fonte tem. Tente escolher um número que seja exato ou próximo, senão as fontes vão ficar fora do padrão. No caso, pro general font, eu coloquei a fonte comic sans ms em tamanho 10, que equivale ao height 19.
7 - Feito isso vá em processing de novo, clique em "Replace the chosen symbols". Aguarde ele alterar e depois de terminado volte lá e clique em "Optimize the chosem symbols on width"
Faça o procedimento 6 e 7 para cada grupo de caracteres (ex: smalll numbers of screensaver clock, etc) tomando cuidado para acertar o height respectivo, que varia de grupo para grupo.
8 - Depois de alterado tudo vá em File e clique em "Save langpack"
9 - Abra novamente o SHXCodec (se vc fechou), selecione a flash, split e edit langpack. Só que agora na tela de edição do langpack você NÃO vai usar o arquivo aberto pelo SHXCodec, mas aquele que vc salvou no desktop (ou pasta de sua preferência) e que editou pelo MotoFontEditor. Abra-o e clique em "Make SHX"
Pronto! Agora você fez sua própria fonte e é só abrir o RSD Lite (http://www.*******.com/file/56680546/1727b32d/RSD_Lite_41.html%5DRSD_Lite_4.1.rar) e fazer o flash da fonte que você fez!!!!

Espero ter ajudado com este tuto qualquer duvida posta ai q responderei com maior prazer! :D

Abraços a todos!!!

guinho w.a
26-07-2008, 11:33 PM
hehe
Claro que seu esforço é reconhecido e todo tuto aqui é bem vindo
Muito bom Nosyel


Belo tutorial ;)

adriel_penz
27-11-2008, 09:05 AM
:dbem galera este é meu primeiro tutorial, vou tentar passar a vcs como se cria uma fonte para seu motorola espero q consiga hehehehehehe, bem mas xega de papo vamos la ve se sai alguma coisa q preste kkkkkkkkkk! :d



você vai precisar dos seguintes programas:

shx codec (http://www.*******.com/account/file/56680149/80910660/shx_codec_266.html)
motofonteditor (http://www.*******.com/file/56680131/c10b1895/motofonteditor.html)

1 - abra o shxcodec, abra a flash que você usa no seu celular e clique em split.
2 - procure pelo arquivo langpack e clique em edit
3 - vai abrir uma janelinha, clique em save langpack
4 - salve, de preferência numa pasta diferente do shxcodec (eu salvei no desktop)
5 - abra o motofonteditor e nele abra aquele arquivo que você salvou no shxcodec. Feito isso, clique em general font, selecione todos os caracteres que aparecem acima (que são da fonte) clicando no primeiro e no último com shift pressionado. Vá em processing e clique em select windows font.
6 - vai abrir a famosa janelinha do windows onde você seleciona a fonte que quer usar (no exemplo, escolhi a comicsans). O tamanho que você vai colocar na fonte vai depender do tamanho (height) do grupo de caracteres que você está mudando. Ex: No caso do general font, o height dele é 19, logo vc vai ter que colocar um tamanho de fonte cujo height seja 19. Logo após vc colocar o tamanho da fonte o programa mostra uma janelinha dizendo o height que o tamanho daquela fonte tem. Tente escolher um número que seja exato ou próximo, senão as fontes vão ficar fora do padrão. No caso, pro general font, eu coloquei a fonte comic sans ms em tamanho 10, que equivale ao height 19.
7 - feito isso vá em processing de novo, clique em "replace the chosen symbols". Aguarde ele alterar e depois de terminado volte lá e clique em "optimize the chosem symbols on width"
faça o procedimento 6 e 7 para cada grupo de caracteres (ex: Smalll numbers of screensaver clock, etc) tomando cuidado para acertar o height respectivo, que varia de grupo para grupo.
8 - depois de alterado tudo vá em file e clique em "save langpack"
9 - abra novamente o shxcodec (se vc fechou), selecione a flash, split e edit langpack. Só que agora na tela de edição do langpack você não vai usar o arquivo aberto pelo shxcodec, mas aquele que vc salvou no desktop (ou pasta de sua preferência) e que editou pelo motofonteditor. Abra-o e clique em "make shx"
pronto! Agora você fez sua própria fonte e é só abrir o rsd lite (http://www.*******.com/file/56680546/1727b32d/rsd_lite_41.html%5drsd_lite_4.1.rar) e fazer o flash da fonte que você fez!!!!

Espero ter ajudado com este tuto qualquer duvida posta ai q responderei com maior prazer! :d

abraços a todos!!!




amigo nao to conseguindo fazer isso....eese prog shx.....num reconhece meu aparelho........

Me ajuda..............

guinho w.a
27-11-2008, 03:22 PM
amigo nao to conseguindo fazer isso....eese prog shx.....num reconhece meu aparelho........

Me ajuda..............
Qual o seu modelo?

Você esta com os drivers P2K instalados?

O programa SHX Codec só detectará o seu celular quando você for mandar a Flash direto por ele mesmo, mesmo assim você precisa ter os drivers P2K instalados:
Drivers P2K Executáveis (http://www.motomodd.net/997-drivers-p2k-executaveis.html)


Após instalar poderá mandar Flash (Mas somente na opção de Flashar do programa, pois ele é para editar firmwares, não propriamente para isso).


Como ia dizendo ele é editor de firmwares, quebra sua firmwares em Partes, como G1, G2, G3 e etc..

Você deverá escolher uma firmware (Pode ser um backup seu no formato SHX ou SMG), Clike em Arquivo > Abrir selecione a firmwares, clike em Split, irá aparecer várias GGS, escolha a G4 (Idioma/ Lenguage Pack), e edite seguindo tutorial acima.


Boa tarde.

Pr.itamar
18-04-2009, 05:29 PM
eu não estou conseguindo fazer as duas ultimas etapas (7-8) do tuto, por favor me ajudem, abraços...o meu ap é um v3re...no aguardo!...

guinho w.a
18-04-2009, 06:01 PM
eu não estou conseguindo fazer as duas ultimas etapas (7-8) do tuto, por favor me ajudem, abraços...o meu ap é um v3re...no aguardo!...
Basta substiuir a CG4 original da firmaware (SMG), pela CG4 modificada (SMG), e compilar a Firmware em SHX.

Até..

Pr.itamar
22-04-2009, 07:18 PM
guinho obrigado mais uma vez...aos poucos venho aprendendo + com vcs...o que eu não estou conseguindo é transformar a CG4 (smg) em shx, ou melhor dizendo compilar a firmware com todas CGs(smg) em SHX, pois a substituição eu já consegui fazer,pela sua dica, só falta transformar e flash para ver como ficou... até amigo.

guinho w.a
23-04-2009, 03:16 PM
guinho obrigado mais uma vez...aos poucos venho aprendendo + com vcs...o que eu não estou conseguindo é transformar a CG4 (smg) em shx, ou melhor dizendo compilar a firmware com todas CGs(smg) em SHX, pois a substituição eu já consegui fazer,pela sua dica, só falta transformar e flash para ver como ficou... até amigo.
Basta usar a opção de Compile SHX pelo SHX Codec.
A opção de Split, separa e quebra as CGs da Flash a escolher, e a opção de Compile, Cria um novo arquivo .SHX da edição feita por você.

Até..

souzasan
19-08-2009, 12:52 AM
Gostaria de saber se tem como mudar a cor das letras, pois já vi várias skins com a letra verde, azul e etc.

Aleexx2
19-08-2009, 01:28 AM
Gostaria de saber se tem como mudar a cor das letras, pois já vi várias skins com a letra verde, azul e etc.

Não Amigo isso ( creio eu ) é na edição da própria Skin ;)