Vizualizar Versão Completa : Aplicativo permite escrever SMS no ar


tpcs_90
24-06-2009, 02:53 PM
Aplicativo permite escrever SMS no ar

http://www.smsbrasil.com.br/custom/1184168659_e2sms.gif


Com a popularização das mensagens de texto enviadas pelo celular, os fabricantes desses aparelhos se depararam com um novo desafio: como oferecer um teclado confortável em um aparelho tão diminuto? Agora, pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, desenvolveram o PhonePoint Pen, um sistema que transforma o aparelho celular numa caneta. (http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3171281-EI4796,00-Jeito+de+escrever+SMS+pode+identificar+criminosos. html)
O aplicativo PhonePoint Pen teria como novidade a função de "air writing" (escrita no ar), um trocadilho com a brincadeira nerd "air guitar" - brincar de tocar uma guitarra invisível. Para escrever SMS com o PhonePoint Pen, basta segurar o celular como uma caneta e sair escrevendo.
"Estamos tentando deixar para trás a ideia de escrever em um teclado ou utilizar uma canetinha stylus para inserir informações em um dispositivo", disse Romit Roy Choudhury, engenheiro da Universidade Duke, ao site LiveScience.
Tudo isso é possível graças aos acelerômetros embutidos nos aparelhos mais modernos. Esses sensores de movimento, presentes em celulares como o iPhone, reconhecem inclinações e movimentos do aparelho feitos pelo usuário, construindo a escrita e enviando a mensagem automaticamente.
"Segurando o telefone como uma caneta, você pode escrever pequenas mensagens ou desenhar diagramas simples no ar", declarou Sandip Agrawal, engenheiro da Universidade Duke.
Segundo os pesquisadores, futuras versões do PhonePoint Pen poderão criar pequenas anotações em fotos antes de enviá-las.
Entretanto, o site Switched informa que ainda há muito o que aprimorar no aplicativo, já que além de não reconhecer letra cursiva, a função "air writing" só reconhece as letras se forem escritas com um pequeno intervalo de tempo entre elas.
O aplicativo PhonePoint Pen ainda é um protótipo, mas seus desenvolvedores esperam lançá-lo no mercado nos próximos meses.

Créditos www.terra.com.br/tecnologia (http://www.terra.com.br/tecnologia)
:)