Vizualizar Versão Completa : [Tutorial] Iniciar o a1200 através do gen blob


Liine meksquer
28-12-2009, 06:15 PM
Com esse metodo é possivel iniciar o a1200 usando esse metodo que nada mais é do enviar o kernel diretamente a RAM, sem ter que estar
no rootfs do aparelho, excelente metodo para testar novas fw e sua compatibilidade com o aparelho.
o intuito desse tutorial não é ensinar a como compilar o kernel e o rootfs, para isso existem pessoas com qualificações e cpnhecimentos maiores do que eu, além dos já compilados que existem na web, e sim
mostrar como é feito esse processo.
Bom vamos lá, iremos precisar:


uma estação linux (debian, mandriva , red hat, ubuntu, uma que te agrade)
um microSD com tamanho de no minimo 1Gb (aconselhável, pois não consegui criar uma partição fat32 em locais menores de 120Mb)
boot_usb do openezx
o que eu costumo usar é esse, compilado pelo usuário wyrm do openezx, se preferir compile um que atenda suas ne

e por fim o gen blob, tambem do openezx
Vamos cuidar do cartão primeiro, para esse kernel que sugeri ele funciona da seguinte maneira:
Primeiro ele ira procurar uma partição ext2 na primeira partição do cartão e consequentemente verificará a fat.
Depois de feito isso ele ira começar a iniciar o rootfs, por isso devemos deixar as partições conforme a configuração dele.

DICA.
No terminal a tecla tab lista possiveis comandos a serem executados, desde que você de as primeiras letras ex.:
vou abrir uma pasta, digito

cd h (tab)


ele ira listar os nomes que são visiveis para ele, no caso ele ira completar para home (o ekonsole 3 que o craudiao postou já tem essa opção)
então para a maioria dos comandos que eu estarei usando é possivel usar isso, para nomes de arquivos, locais e ate mesmo comandos!!!

Continuando

No linux , conecte seu cartão no pc,pode ser através do celular, e digite no terminal:

sudo cfdisk /dev/mmcblk0


Considerando que foi conectado direto na máquina, caso tenha conectado pelo celular digite

sudo cfdisk /dev/sda


Ira aparecer uma uma tela semelhante a que está no final do tópico
Com o cfdisk aberto crie uma partição ext2, vá em novo, defina o tamanho, normalmente 250Mb dá para o gasto, e excolha o formato, em formato você terá uma lista de opções , escolha a ext2 (83)
feito isso vá em criar novamente e com o espaço restante crie a fat32 (0B) depois de terminado vá na opção gravar
saia e voltará na tela do terminal.

Agora você terá de formartar essa duas novas unidades, rode o seguinte comando

sudo mkfs.ext2 /dev/mmcblkp1


isso formatará a ext2 na primeira partição, lembrando, é assim caso você tenha usado o cartão direto no pc, se for no celular substitua mmcblk por sda. E depois a fat32 com:

sudo mkfs.vfat /dev/mmcblkp2


isso formatará a fat32 na segunda partição, lembrando, é assim caso você tenha usado o cartão direto no pc, se for no celular substitua mmcblk por sda
Agora o cartão está pronto para receber o rootfs

Bom feito isso, pegue o rootfs que quer iniciar e descompacte-o com o usando o seguinte comando dentro do diretorio que ele está(lembrando esse comando é para extenções bz2)

tar -vxzf NOME_DO_ROOTFS.BZ2


Eu não consegui ate agora apenas copiar o rootfs para o ext2, tenho que mover ele para tal, caso consigam me corrijam o modo que é feito
então eu procedo da seguinte maneira (há "n" formas, eu uso essa)

sudo mv -f /home/hugguito/Desktop/LOCAL_ONDE_ESTÁ_O_ROOTFS_DESCOMPACTADO


Crie uma pasta para você estar trabalhando nela, com o boot_usb e o gen blob dentro dela, e de prefêrencia o kernel que você ira iniciar também dentro dela
Agora deixe o celular em mbm, (tela de boot vermelha) Žpara isso segure a tecla do voicer e aperte o "power" (vermelho) para iniciar o celular

Agora vá ate o local da pasta que você criou que está o boot_usb e o gen blob, no meu caso está na minha área de trabalho, no ubuntu ficou assim minha pasta a1200

cd /home/hugguito/Desktop/a1200


Com o celular conectado no pc pelo cabo,segure o botão de volume "+" , abra o terminal e digite:

sudo ./boot_usb gen blob 0


ele ira pedir sua senha de usuário, digite-a
Feito isso aparecerá a tela de "boa vinda" do openezx

Depois disso digite novamente no terminal que nada mais é que o programa que está usando chamando o kernel que você está subindo mais o machid (no caso do openezx é 1742)

sudo ./boot_usb o_kernel_que_você_ira_iniciar 1742


Arquivos:
Boot_usb
Obs: Esse boot_usb esta compilado para rodar no ubuntu apenas
http://www.*******.com/file/83641968/7fc2b5de/boot_usb.html

Gen blob
http://www.*******.com/file/95199964/f92f10b7/gen-blob.html

com isso será iniciado seu rootfs no cartão!

Créditos: Hugguito

Aleexx2
28-12-2009, 08:33 PM
Vo pegar um A1200 de um amigo e irei testar ja que vou também instalar Ubuntu numa partição do HD :D

Liine meksquer
29-12-2009, 10:24 AM
Vo pegar um A1200 de um amigo e irei testar ja que vou também instalar Ubuntu numa partição do HD :D

Isso, testa ai, e posta os resultados. ;)