Vizualizar Versão Completa : Crie sua Própria Multi Font [Por LFM]


guinho w.a
04-09-2008, 04:32 PM
Requerimentos


Proteção RSA removida.
Bootloader que aceite mudanças no CG1.

Criando o patch CG1


Este tutorial deve ser lido corretamente e previamente compreendido, imprime isto se você considerar útil.

Neste processo nós criaremos o patch do CG1. Nós precisaremos do Flash&Backup 3.0.4 ou superior com o Flash&Backup instalado, iremos criar um backup do celular, contendo os seguintes grupo de códigos (CG's): CG1, CG3, CG15 e CG18.

Agora, usaremos o SHX Codec 2.66 (http://www.motomodd.net/showthread.php?p=1207) para dividir o backup do grupo de códigos em CG's separados.

Procure o backup *.SHX na pasta de 'Backup' do Flash&Backup e copie o backup encontrado para a pasta do SHX Codec.

Com SHX Codec aberto, selecione o backup *.SHX e clique em "Dividir Arquivo SHX", depois clique em "Salvar projeto". Feche o programa.

Agora execute o Universal Adaptador de patch (workbook) (http://www.*******.com/file/61741896/57693e9f/LFM_-_Multifont_Adapter_Workbook.html) (incluí*do um workbook vazio e um exemplo, versão Office 2007 e Office 97-2003) e instale Winhex 12 (http://www.*******.com/file/22576568/1d8c6b01/WinHex_12.html?s=1). Abra no winhex o arquivo que termina com CG1.smg localizado na pasta do SHX Codec.

Procure o seguinte código hexadecimal:
Código:
30316B3233


ou procure pelo seguinte texto:
Código:
01k23


...lembre-se que ambos os valores são o mesmo! Aparte hexadecimal é mostrada de acordo o determinado código da parte de texto, no bloco direito.

http://img293.imageshack.us/img293/5205/ani1lfmom6xx1.gif (http://img293.imageshack.us/img293/5205/ani1lfmom6xx1.gif)

Depois de localizado o código acima (animação de cor azul), o programa colocará o cursor no i*nicio da linha do código, então selecione um total de (pressione e segure o SHIFT e pressione a tecla seta direita) 89 hexadecimal ou 137 caracteres decimais (é mostrado o comprimento da seleção atual no canto inferior direito depois do nome "Size:"), então copie o último offset ao término da seleção (neste caso 682D5C).

Abra o workbook e vá em "CG1 Adapter" onde o processo multifontes está separado em 5 passos diferentes, cada um explicado neste tutorial:

http://img72.imageshack.us/img72/2019/cg1adapterlfmwx6.gif (http://img72.imageshack.us/img72/2019/cg1adapterlfmwx6.gif)

O offset encontrado deve ser digitado no 1º PASSO

http://img214.imageshack.us/img214/3300/step1lfmnd6.gif (http://img214.imageshack.us/img214/3300/step1lfmnd6.gif)

Depois de digitar o offset, iremos ao 2º PASSO onde o workbook nos mostrará 10 offset's diferentes para serem encontrados. Vamos extrair algumas strings do CG1, use a opção "Go to offset" do Winhex para localizar o offset pedido e depois de encontrá-lo, selecione no bloco de hexadecimal um total de 20 caracteres hexadecimais ou 32 caracteres decimais para cada offset que nos foi pedido, após selecionado o comprimento de hexadecimal, use (CTRL+SHIFT+C) para copiar do Winhex e cole no campo exato referente a cada offset pedido no 2º PASSO:

http://img214.imageshack.us/img214/4098/step2emptylfmfy8.gif (http://img214.imageshack.us/img214/4098/step2emptylfmfy8.gif)

Se o comprimento de cada linha do código não for exato, o workbook irá nos mostrar "Error".
E o processo completo deverá se parecer com a imagem abaixo:

http://img72.imageshack.us/img72/1610/step2fulllfmaj5.gif (http://img72.imageshack.us/img72/1610/step2fulllfmaj5.gif)

Agora vá para o 3º PASSO onde o workbook pede que procuremos o seguinte código de hexadecimal:
Código:
2802D003282CD001282DD1012001E0122808D1012002E00E28 04D0012805D1012003E008280BD1012005E004280CD101

http://img513.imageshack.us/img513/1081/step3lfmsv3.gif (http://img513.imageshack.us/img513/1081/step3lfmsv3.gif)

http://img53.imageshack.us/img53/5484/ani2lfmux8.gif (http://img53.imageshack.us/img53/5484/ani2lfmux8.gif)

...uma vez localizado o código, copie o inicio do offset (neste caso 6515DC), e digite o código no 4º PASSO:

http://img214.imageshack.us/img214/7809/step4lfmrr9.gif (http://img214.imageshack.us/img214/7809/step4lfmrr9.gif)

Não importa se não perceber nenhuma mudança ou achar que não está fazendo nada, o workbook foi programado para adaptar os códigos automaticamente.

Agora no 5º PASSO entre com a informação do celular:

http://img214.imageshack.us/img214/9440/step5lfmtd3.gif (http://img214.imageshack.us/img214/9440/step5lfmtd3.gif)

Essa é a última coisa a se fazer nesse processo, o preview do patch deverá nos mostrar algo assim:

http://img72.imageshack.us/img72/3985/patchsamplecg1lfmom7.gif (http://img72.imageshack.us/img72/3985/patchsamplecg1lfmom7.gif)

...e se tudo estiver certo, o analisador nos mostrará isto:

http://img72.imageshack.us/img72/3776/analizerlfmso0.gif (http://img72.imageshack.us/img72/3776/analizerlfmso0.gif)

Agora vá para "CG1 Patch":

http://img72.imageshack.us/img72/9314/cg1patchlfmgq9.gif (http://img72.imageshack.us/img72/9314/cg1patchlfmgq9.gif)

http://img214.imageshack.us/img214/7296/patchdonecg1lfmwg3.gif (http://img214.imageshack.us/img214/7296/patchdonecg1lfmwg3.gif)

Copie todas as células (CTRL+C) e cole (CTRL+V) elas em um novo documento do "Bloco de Notas" (RECOMENDADO USAR ESTE SOFTWARE) e salve com o nome de "CG1 Patch", a extensão deve ser ".fpa" (EXTENSÃO DOS PATCH'S).

O patch CG1 está pronto! Continue lendo para saber como usar o patch do CG1.

Criando CG4 Multifontes


Faça outro backup mas agora contendo só o "CG4", nós iremos adaptar multifontes ao mesmo. Primeiro, baixe o Moto Lang Editor 2.2 (http://www.*******.com/file/59389224/71b1cdd2/Moto_Lang_Editor_22.html?s=1) e copie o backup *.SHX do CG4 para a mesma pasta que contém o Moto Lang Editor e abra-o o programa. Clique em "Arquivo >> Abrir LangPack" e selecione o arquivo de backup (o programa abre arquivos *.SHX).

Depois de aberto vá em "Strings" local onde nós vemos os diferentes idiomas do CG4, agora temos que escolher um idioma padrão para aplicar o processo multifonte, neste caso "Español 0A", selecione e salve clicando no botão "Salvar idioma" e salve com o nome padrão (Spanish.mlf). Então clique no botão "Apaguar iTAP"e salve o idioma novamente clicando em "Salvar idioma" mas com o nome de "template.mlf"(não é necessário, mas recomendado).

Abra o arquivo criado "template.mlf" no Winhex (diferente de idioma original, porque não tem a informação do iTAP) e substitua o segundo offset do hexadecimal com os valores cedidos na tabela abaixo e salve como um novo arquivo com um dos nomes da tabela abaixo:

http://img516.imageshack.us/img516/2843/anim2lfmms6.gif (http://img516.imageshack.us/img516/2843/anim2lfmms6.gif)

http://img214.imageshack.us/img214/7131/fonttablelfmhn3.gif (http://img214.imageshack.us/img214/7131/fonttablelfmhn3.gif)

Depois de termos feito os novos idiomas, agora temos que adiciona-los ao CG4 clicando no botão "Adicionar idioma", e adicione "Spanish.mlf", porque o que nós temos não contém a informação do iTAP, apague este e adicione a cópia original salva no inicio do processo (Spanish.mlf):


Olhe a Image:
http://img214.imageshack.us/img214/1500/fuentesfontslfmdb4.gif

Você pode deixar alguns idiomas secundários (por exemplo, British English 03) se você quiser usar multifontes, mas a fonte do resto dos idiomas será a mesma fonte padrão selecionada.

Vá em "Fonte" e escolha as fontes que queira usar. A "Font ID 01" é a fonte geral usada por padrão e o resto dos idiomas nós iremos fazer. Os outros Font ID serão usado pelos idiomas que nós criamos com Winhex e a "Font ID" que corresponde a cada fonte está na tabela.

Selecione Font ID 01 e marque todos os sí*mbolos no quadro direito (clique no primeiro, clique e segure SHIFT e selecione o último).

Agora aperte o botão esquerdo destes 3 mostrado abaixo:

http://img519.imageshack.us/img519/768/botonesjz3.gif (http://img519.imageshack.us/img519/768/botonesjz3.gif)

...e escolha o tamanho(altura) da fonte que desejar, clique no botão "OK" e então clique no botão do meio dos 3 mencionado acima. O programa substituirá os caracteres inteiros pelo os achados na fonte selecionada (se você não gostar da fonte ou se não for mostrado corretamente, mude a fonte ou à altura atual).

Uma vez mudada a fonte temos que clicar no botão direito dos 3 mencionado acima e então clicar em "Fonte >> Salvar fonte" e salvar a fonte atual.

Nós temos que salvar 6 fontes diferentes com nomes diferentes (indicado o nome original da fonte).

Então, localize os outros "Font ID", mostrado na tabela: 01, 02, 06, 08, 0B e 0C. Selecione cada fonte e clique em "Fonte >> Carregar Fonte" para carregar um das fontes já salvas.

Depois que carregar cada fonte salva à cada "Font ID" clique na caixa especialmente criada para o processo multifonte, se não nenhuma fonte aparecerá:

http://img238.imageshack.us/img238/272/separatelfmpt8.gif (http://img238.imageshack.us/img238/272/separatelfmpt8.gif)

clique em "Arquivo >> Salvar LangPack" e a langpack será salva. Agora temos que executar o SBF-Recalc 1.2.4 (http://www.motomodd.net/showthread.php?p=1209) para compilar o langpack em um arquivo flashavél.

Depois de aberto o programa, clique em "Open CG-Folder" e selecione a pasta onde o CG4, o HEADER e o RAMLOADER encontram-se, neste copiamos o backup *.SHX original do CG4 na pasta Moto Lang Editor. Então selecione-a.

Clique no botão "ReCalc Checksum" e depois em "Create SBF-File" (não confunda SBF com SHX):

Veja na Image:
http://img215.imageshack.us/img215/9479/sbflfmmo9.gif

O reflash do CG4 será criado na pasta do Moto Lang Editor mas em uma sub-pasta nomeada "SBF-FlashFile".

O reflash está pronto! Continue lendo para saber como aplicar no celular.

Criando o patch do CG15

Temos que criar um patch CG15 para finalizar o processo de multifontes por completo.

No workbook clique em "CG15 Adapter":

http://img214.imageshack.us/img214/237/cg15adapterlfmes4.gif (http://img214.imageshack.us/img214/237/cg15adapterlfmes4.gif)

Agora veja que no 1º PASSO ele nos pede que procuremos no bloco de hexadecimal o seguinte código:

Código:
E1E1E1E1

http://img72.imageshack.us/img72/2779/step1drmlfmps6.gif (http://img72.imageshack.us/img72/2779/step1drmlfmps6.gif)

...copie o inicio do offset e digite-o no campo do 2º PASSO:

http://img214.imageshack.us/img214/8757/step2drmlfmcg2.gif (http://img214.imageshack.us/img214/8757/step2drmlfmcg2.gif)

Agora copie do bloco de hexadecimal o começo do string do offset encontrado (CTRL+SHIFT+C para copiar do bloco de hexadecimal). O comprimento da seleção deve ser de E0 hexadecimal ou 224 decimal e o string copiado deve ser colado no campo do 3º PASSO:

http://img72.imageshack.us/img72/8193/step3drmlfmbh8.gif (http://img72.imageshack.us/img72/8193/step3drmlfmbh8.gif)

No 4º PASSO insira as informações do celular:

http://img214.imageshack.us/img214/895/step4drmlfmyp3.gif (http://img214.imageshack.us/img214/895/step4drmlfmyp3.gif)

O patch está quase pronto, o preview do patch mostrará algo assim:

http://img214.imageshack.us/img214/5811/patchsamplelfmxi7.gif (http://img214.imageshack.us/img214/5811/patchsamplelfmxi7.gif)

...e se tudo estiver certo, o analisador nos mostrará algo assim:

http://img187.imageshack.us/img187/9481/analizerdrmlfmow1.gif (http://img187.imageshack.us/img187/9481/analizerdrmlfmow1.gif)

Clique na aba "CG15 Patch":

http://img72.imageshack.us/img72/5618/cg15patchlfmhi9.gif (http://img72.imageshack.us/img72/5618/cg15patchlfmhi9.gif)

http://img72.imageshack.us/img72/2564/patchdonecg15lfmdl2.gif (http://img72.imageshack.us/img72/2564/patchdonecg15lfmdl2.gif)

Copie todas as células (CTRL+C) e cole (CTRL+V) elas em um novo documento do "Bloco de Notas" (RECOMENDADO USAR ESTE SOFTWARE) e salve com o nome de "CG5 Patch", a extensão deve ser ".fpa" (EXTENSÃO DOS PATCH'S).

O patch do CG15 está pronto! Continue lendo para saber como usar o pacth do CG15.

Aplicando os patch's nos CGs


Terminado o processo, iremos aplicar os patch's a cada CG modificado, assim faça o download do Mini Patcher (http://www.motomodd.net/showthread.php?p=1210) e execute ele.

Iremos aplicar primeiro o patch do CG1, clique em "Abrir CG" procure o arquivo que termina com CG1.smg na pasta do SHX Codec. Depois clique em "Selecionar Patch" e escolha o patch correspondente para aplicarmos no CG1.

http://img214.imageshack.us/img214/1557/minipatcherlfmxj1.gif (http://img214.imageshack.us/img214/1557/minipatcherlfmxj1.gif)

Depois, clique em "Aplicar Patch" e o arquivo será¡ automaticamente consertado e salvo, sobrescrevendo o existente, depois de aplicado feche o programa.

Reabra o Mini Patcher e agora carregue o arquivo que termina com CG15.smg e o patch para o CG15. Repetindo o processo citado acima.

Os CG's estão consertados e pronto para ser flashados no celular!


Refazendo o reflash do CG e flashando o processo


Esta é a última parte deste tutorial. Abra SHX Codec e clique em "Abrir projeto", selecione o projeto salvo no inicio do tutorial.

Clique em "Compilar SHX" e salve o novo reflash novo com o nome que desejar.

Baixe um programa de flashar, RSD Lite 2.7 (http://www.motomodd.net/showthread.php?t=524) ou superior ou outro programa.

Conecte o telefone normalmente ao USB e abra o RSD Lite. Espere até que detecte o celular:

http://img215.imageshack.us/img215/8574/flasheolfmrn7.gif (http://img215.imageshack.us/img215/8574/flasheolfmrn7.gif)

Clique em "..." e selecione qualquer reflash que temos, o reflash de SHX na pasta do SHX Codec ou o reflash de SBF na sub-pasta do Moto Lang Editor.

Primeiro flasheie o reflash SHX consertado(patched), e assim temos que clicar no botão "Start".

O programa irá flashar e reiniciar o telefone. Depois selecione o reflash SBF dos idiomas modificados.

O programa irá flashar novamente e reiniciar o celular. O processo está quase no fim!

Nomeando fontes e ativando o DNP.prf


Agora iremos nomear as fontes diferentes para reconhecermos no celular. O modo mais fácil é editando o arquivo DNP.prf com Language Editor 1.5 (http://www.*******.com/file/27590761/afb7c9d1/Language_Editor_v15.html?s=1). Abra o programa e clica em "Add new string" e nomeie as fontes com qualquer nome:

http://img248.imageshack.us/img248/2585/dnplfmsn1.gif (http://img248.imageshack.us/img248/2585/dnplfmsn1.gif)

O string ID deve ser 0525 em todas as fontes, e os Languages ID deve ser: 11, 12, 17, 18 e 28. O 0A do idioma neste caso é padrão falta criar o resto. Isto é único, só muda se nós usarmos outro idioma como padrão.

Salve o documento clicando em "File >> Save as..." com o nome do arquivo "dnp.prf". Upe o arquivo para "/a/" do telefone, no diretório da raiz.

Agora iremos ativar os "Dynamic Prompts" usando P2KTools, MOST, P2K Advanced Editor, etc. Neste caso usaremos Moto SuperTrubka. (http://www.motomodd.net/showthread.php?p=1211)

Abra o MOST e vá em "Seem Editor", clique em "Multimedia" depois em "Read", confira como mostrado na animação e clique em "Write":

http://img215.imageshack.us/img215/6278/mostanilfmgv9.gif (http://img215.imageshack.us/img215/6278/mostanilfmgv9.gif)

Reinicie o telefone e o pronto!


Créditos,
LFM

Guinhow N95
13-09-2008, 09:11 PM
esse tuto é pra colocar multifontes no cel?

guinho w.a
13-09-2008, 09:26 PM
Isso mesmo

Guinhow N95
13-09-2008, 09:46 PM
Isso mesmo

opa á anos que estava esperando esse tutorial,vou tenta-lo agora,perfeiiito :D

nyckollas
04-09-2009, 03:54 PM
como eu faço para restaurar meu w5 (lider admin <) ??

guinho w.a
04-09-2009, 10:01 PM
como eu faço para restaurar meu w5 (lider admin <) ??
Amigo, por favor, poste sua duvida na área referente a seu modelo ;)
Este processo foi testado no V360 e L7 de acordo com o criador, não no W5.

Até..