Vizualizar Versão Completa : Motorola no Brasil


Nosyel
16-08-2008, 10:46 AM
Motorola lança no Brasil sete produtos para indústrias de cabo e telcos.

A Motorola apresenta sete novos produtos para provedores de TV por assinatura, operadoras de serviços de telecomunicações e convergência de serviços. Os lançamentos são: o gateway DSL HH1620; o gateway voice cable modem sem fio SVG2500; o servidor de vídeo sob demanda Motorola SBB-1; os equipamentos de compressão de vídeo no padrão MPEG-4 Motorola SE-4100/4150 e SE-5100/5150; e duas novas soluções de banda ultralarga em DOCSIS 3.0, incluindo o cable modem SURFboard 6120 e o novo módulo TX32 para o roteador de banda larga/CMTS (Cable Modem Termination System) BSR6400.
Gateway convergente

O Motorola HH1620 Advanced DSL Gateway é indicado para usuários que pretendam criar um ambiente de rede residencial utilizando um único equipamento como servidor. Destinado ao segmento premium, ele é equipado com recursos que otimizam a experiência do usuário em serviços de conectividade. O gateway permite que equipamentos como notebooks, desktops, consoles de games, impressoras e aparelhos telefônicos sejam integrados simultaneamente por meio de portas de entrada USB, Ethernet ou conexão Wi-Fi.

Desenvolvido para proporcionar alta performance, o HH1620 dispõe de uma plataforma inteligente para um ambiente Triple Play, que prioriza automaticamente a taxa de transferência de dados para que sempre ofereça ao usuário o máximo de qualidade na entrega de serviços de vídeo, voz ou dados, principalmente quando são utilizados simultaneamente. Outro destaque do gateway é a gama de recursos de segurança embarcados, como um firewall com SPI (Stateful Packet Inspection), e DoS (Denial of Service), que protege a rede doméstica contra invasões, além dos recursos WAP e WAP2 para criptografia e autenticação, que garantem alto nível de confiabilidade em conexões Wi-Fi.

O HH1620 também impressiona pela facilidade de instalação. O modelo é compatível com o protocolo de gerenciamento remoto TR-069, que permite que o gateway seja configurado diretamente pela operadora, dispensando a necessidade de se enviar um técnico à casa do usuário.

Gateway sem fio para voz e dados (WiFi e EMTA)

Desenvolvido para proporcionar o máximo de mobilidade em serviços de banda larga e telefonia IP, o novo gateway sem fio SVG2500 da Motorola é um EMTA (Embedded Multimedia Terminal Adapter) com WiFi. Esse voice cable modem gateway é uma plataforma robusta e de alto desempenho, ideal para usuários de serviços de banda larga por cabo que pretendem otimizar a conectividade em ambientes de redes domésticas. Com duas saídas para telefone, o roteador opera em um sistema que prioriza automaticamente o tráfego de dados para serviços de voz, o que proporciona qualidade digital nas chamadas.

O SVG2500 conta com quatro portas Ethernet 10/100 e uma USB, possibilitando a integração de outros equipamentos, como desktops, notebooks, impressoras e hubs. O gateway traz ainda ponto de acesso para conexão sem fio nos padrões 802.11b/g e firewall.

Programação sob demanda

Com o crescimento da busca por conteúdo multimídia sob demanda, uma das questões fundamentais para garantir a expansão desse tipo de serviço é a capacidade de processamento e transmissão de arquivos por parte das operadoras. Para tanto, a Motorola apresenta o servidor de video on demand (VOD) SBB-1, que utiliza a memória RAM para o "streaming" (a conversão do conteúdo ao vivo em conteúdo sob demanda), diferentemente dos sistemas convencionais, nos quais a operação é realizada em disco rígido. Dessa forma, qualquer conteúdo de vídeo pode ser acessado instantaneamente e com alta resolução, sem que haja a necessidade do tempo de carregamento do arquivo, proporcionando ao usuário a experiência de obter seu conteúdo sob demanda virtualmente em tempo real.

Além de ampliar a velocidade de processamento e transmissão de vídeos, o equipamento proporciona às operadoras mais condições para a redução de custos, pois a plataforma do sistema exige menor capacidade de armazenamento em disco, o que reflete diretamente na diminuição do consumo de energia elétrica.

Outra vantagem do SBB-1 é sua capacidade de integração com sistemas de CRM (Customer Relationship Management), o que permite à operadora desenvolver e disponibilizar conteúdo personalizado, de acordo com o perfil de consumo e os hábitos do assinante. Esse recurso pode ser utilizado como uma eficiente ferramenta de geração de negócios, pois possibilita a veiculação de material publicitário diretamente ao público de interesse do anunciante.

Codificadores para MPEG4

A Motorola apresenta duas novas soluções voltadas principalmente para o negócio de IPTV (televisão via protocolo de internet): os codificadores SE-4100/4150 e SE-5100/5150, que utilizam a plataforma MPEG-4 para compressão de arquivos - garantindo que serviços de vídeo sejam entregues com taxa de transferência de apenas 2 Mbps ou até menos, enquanto o padrão utilizado anteriormente, MPEG-2, exigia o dobro de velocidade.

Os encoders SE-4100/4150 oferecem solução para vídeos em solução padrão (standard definition) enquanto os modelos SE-5100/5150 podem processar vídeos em alta definição (HD). Ambos os modelos agregam funções avançadas como a geração de vídeos em resolução reduzida para aplicações como "picture-in-picture" e mosaicos inseridos dentro da guia de programação interativa, enriquecendo assim a experiência do vídeo do usuário final.

Banda ultralarga em casa

O cable modem SURFBoard 6120 da Motorola atende os usuários que necessitam de conexão de altíssima velocidade, tanto em ambientes residenciais quanto pequenas e médias empresas. O equipamento oferece serviço de acesso à internet em banda ultralarga, com taxa de recepção de dados de até 160 Mbps, pois dispõe de quatro canais para serviço de download. Versátil, o novo cable modem permite que as operadoras possam oferecer novos pacotes de serviços premium e multimídia aos assinantes, como largura de banda ultralarga, jogos interativos e IPTV.

Roteador pronto para DOCSIS 3.0

A plataforma BSR64000 é um roteador de banda larga/CMTS (Cable Modem Termination System) responsável por converter o sinal de cabos coaxiais em transmissão IP, para possibilitar a conexão com a internet. O equipamento possui características de disponibilidade e redundância, e pode conectar até 15 mil usuários,oferecendo serviços de convergência de voz, dados e vídeo em uma plataforma-padrão de mercado. O BSR64000 possui arquitetura de processamento distribuída, roteador inteligente, gerenciamento avançado de espectro de RF, qualidade de serviço inteligente, para garantir a preferência de tráfego de dados prioritários, como tráfego de voz, e alta disponibilidade.

Para otimizar seus recursos para a banda ultralarga, o BSR64000 conta agora com o módulo TX32 DOCSIS 3.0, que permite que as operadoras aumentem em até cinco vezes a capacidade de downstream e mantenham ao mesmo tempo total redundância, o que reflete diretamente na redução de custos por canal em até 60%. O módulo TX32 suporta simultaneamente cable modems e funcionalidades baseadas nos padrões da tecnologia DOCSIS 1.x, 2.0 e 3.0.

Fonte: O Globo Online
Edição: Nosyel