Vizualizar Versão Completa : [GUIA] Como agir em uma party!!Rappelz V


Nosyel
12-10-2008, 09:24 PM
Espero que seja útil a todos, a tradução foi feita com um pouco de pressa, porem tentei captar ao máximo a essência de seu criador.


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O melhor guia da sua função em uma party.
Em uma party todos tem uma das 3 funções explicadas abaixo.

A: O Tanker (tanker principal)(main tanker)

O tanker principal tem como funcao fazer com que o mob ataque somente ele. Se o mob atacar outro player da party, sua funcao e mudar o "target" do mob.
Chamado de: taunting, que no portugues claro significa provocacao.

No Rappelz o tanker principal pode-se dar por: "um shield equipado em um holy warrior", onde o shield faz grande parte do trabalho, evitando que este tome todos os hits.
A skill mais importante: shield smash.
A skill shield smash aumenta a agressividade do player (nivel de ameaca) simplesmente dando dano no mob.
A funcionalidade e explicada neste guia: a matematica simples do nivel de ameaca e explicada neste guia, nao deixe de le-lo.

Algumas lendas dos tankers:
- um tanker provoca com dano. Errado: ele nao pode, praticamente todos os demais do grupo dao muito mais dano, ele somente usa o shield smash.
- um tanker precisa de uma defesa fisica alta (P.Def). Mentira: o melhor tanker e aquele que tem o shield smash no nivel mais alto.
- um tanker precisa ser o "high level" da party. =( : coisas mais importantes que ser o level mais alto da party sao: nivel do shield smash, P.Def consideravel, regeneracao de HP e MP.
- um tanker precisa "chamar" o mob. Errado de novo: ele precisa de um tempo para regenerar a MP no meio tempo entre os mobs, ele consegue aumentar a agressividade facilmente com shield smash, o que leva o mob a mudar de "target".

O tanker precisa administrar sua mana. Em mobs normais ele nao deve usar mais de 1/3 de sua mana. Esta quantidade de mana pode ser regenerdada em um curto periodo de tempo.
Especialmente em alguns casos, nos quais nao ha como efetuar uma "pausa", este control e muito importante.

A2: O Tanker Secundario

O Tanker Secundario e o backup do Tanker Principal quando este:
- Esta AFK.
- Mana baixa/sem mana.
- Deslogou ou morreu.
- Um segundo mob ataca outro membro da party.

A vantagem do Tanker Secundario:
- Alternancia de Tanker.
- Mais de um mob sendo morto pela party.

A desvantagem:
- Se tem um Damage Dealer na party, este pode matar com mais rapidez.

B: HEALER (healer primario)

A funcao do Healer e manter o Tanker vivo. Somente o Tanker! Algumas vezes pode-se curar os demais da party.

No Rappelz somente o Cleric dos DEVA pode ser o Healer primario. Ele utiliza a magia: HEALING
Healing e a melhor magia que pode ser usada, pelo fato de curar mais HP e nao custar muita mana para o Healer.
Nao sugiro que use o "rapid healing" porque este custa muito mais mana e nao e tao eficaz quanto o healing. A desvantagem do tempo de uso da skill healing pode ser relativa tendo um bom timing e uso da skill, ou seja, usa-la na hora certa.

ATENCAO: healing produz agressividade (nivel de ameaca) na mesma proporcao que o dano!!

Por isso que o Cleric nao cura:
A) Puller (aquele que "chama" o mob)
B) O proprio Cleric
C) O Damage Dealer (seria o DarkMagi)

Caso ele cure o "Puller" o mob instantaneamente a agressividade. Deve-se evitar isto. Apos o Tanker "provocar" o mob, o PULLER pode ser curado, so, e somente so, se seu HP esteja abaixo de 50%.

ATENCAO: Um erro comum dos Cleric's inexperientes: estes curam o puller "avariado". Assim os problemas comecam....

Curar-se somente quando a agressividade dos mobs esta voltada para o tanker e nao ha como esta voltar-se para o Healer. Normalmente o Cleric nao "pega" agressividade, portanto nao ja necessidade em se curar.
Tendo dois Cleric's no grupo, curar-se deve ser evitado. O Cleric deve curar o outro Cleric para dividir a agressividade.

Curar o DamageDealer pode ser suspensa se sua mana estiver em um nivel critico. Curar o Tanker e uma prioridade! O DD (DamageDealer) deve evitar a agressividade diminuindo o dano causado por suas magias (sugerido caso o Cleric esteja com pouca mana).

B2: Backup Healer (healer secundario)

Sua funcao e manter todos os demais players da party vivos: o DamageDealer, o Tanker Secundario e o Healer Primario.
Ele cura o DamageDealer (apos o tanker primario estar batendo no mob)

O backup healer por ser um Cleric ou um Kahuna.
Este pode acabar cometendo os mesmo erros ditos anteriormente, portanto deve-se ter o maximo de cautela.

C: DamageDealer (DD)

Todos contam como DD que nao estao listados nos topicos A, A2, B ou B2.
Melhor escolha para DD: Dark Mage, Strider, Fighter, Fighter+Bow
Seu dever seria dar dano ao mob sem ganhar agressividade, que leva caos a party.

DD's podem dar muito dano, especialmente danos criticos ao mob, o que pode elevar o "nivel de ameaca" fazendo com que o mob mude de "target", ja que seria em teoria maior que o tanker (agressividade).
Este e um dos maiores erros: DD's acham que a culpa e do tanker quando isto acontece. Este pensamento esta errado.

Caso o tanker faca sua funcao corretamente ninguem na party fica ameacado pela agressividade dos mobs. Referindo-se a matematica de agressividade, o DD pode determinar o nivel de agressividade pelo dano que ele causa.

PARA ESCLARECIMENTOS: um DD que pega agressividade (AGRO) e culpado de suas acoes e poe todos na party em risco! (ou na melhor das hipoteses custa muita mana ao cleric)
Um DD que causa muito dano ao mob nao e um heroi, e sim um tolo.

Regra#1: nunca ataque o mob antes do tanker dar o primeiro hit.
Regra#2: nunca usa suas skills mais fortes no inicio.
Regra#3: NAO CORRA CASO O MOB TE ATAQUE, aguarde o tanker aumentar seu nivel de ameaca, entende-se por agressividade.

C2: O Puller/Lurer

A funcao do Puller e procurar qual mob ira ser atacado pela party, "nukar" e atrair o mob para perto do grupo.

Atrair com bow (arco) mostrou-se muito eficaz, e um dos melhores metodos com o minimo de chance de comprometer a party (melhor que CHIP, Ataques Magicos ou mesmo Fisicos)

A melhor escolha para a funcao de Puller e um DD (tanker precisa recuperar sua MP e o cleric nao deve atrair nenhuma agressividade para si, em momento algum).
a) Um DD pode ser descartavel caso algo saia errado.
b) A maioria dos DD possui um Bow.
c) Nao necessita de regeneracao alguma, HP ou MP (entende-se por grande regeneracao de mana ou vida).

Bem e isso ai galerinha espero q mais este guia tenham ajudado a todos qualquer duvida posta ai q tentaremos ajudar abraços a todos e bom jogo!!!!!;)