Vizualizar Versão Completa : Sobre a Rede GSM


guinho w.a
21-10-2008, 06:47 AM
Introdução:


Global System for Mobile Communication

GSM é um sistema de comunicações celulares digitais. Ele foi desenvolvido de forma a criar uma norma europeia comum de telefonia móvel, mas foi rapidamente aceito em todo o mundo. GSM foi concebido para proporcionar uma gama completa de serviços e funcionalidades para os utilizadores não estará disponível em redes celulares analógicos e, em muitos casos bastante antecedência em relação à antiga rede telefónica pública comutada (RTPC). Além de transmissão digital, GSM incorpora muitos serviços e funcionalidades avançadas como mundial roaming em outras redes GSM.


http://img291.imageshack.us/img291/7963/redegsmhr3.jpg


História do GSM e de rádio móvel celular:

A idéia da célula baseada em sistemas de rádio móvel apareceu nos Laboratórios Bell (em E.U.A.) no início dos anos 1970. No entanto, sistemas móveis celulares não foram introduzidas para uso comercial até a década de 1980. Durante o início de 1980, sistemas de telefonia celular analógicas experimentaram um rápido crescimento na Europa, especialmente na Escandinávia e Reino Unido, mas também em França e na Alemanha. Cada país desenvolveu seu próprio sistema, que era incompatível com toda a gente do equipamento e em funcionamento. Mas no começo de sistemas celulares, cada país desenvolveu seu próprio sistema, que foi uma situação indesejável, pelas seguintes razões:



O equipamento foi limitado a operar apenas dentro das fronteiras de cada país, no qual uma Europa unificada eram cada vez mais insignificante.


O mercado de cada equipamento móvel foi limitada, a fim de economias de escala, e as subsequentes poupanças, não possa ser realizado.

No intuito de superar estes problemas, a Conferência Europeia dos Correios e Telecomunicações (CEPT) formou, em 1982, o Groupe Spécial Mobile (GSM), a fim de desenvolver um sistema pan-europeu de rádio móvel celular (sistema GSM a sigla mais tarde se tornou a sigla para Sistema Global de Comunicações Móveis). O sistema padronizado tinha de cumprir determinados critérios:



Boa qualidade subjetiva discurso


O suporte para o roaming internacional


Capacidade para suportar terminais handheld


Suporte para gama de novos serviços e facilidades


A eficiência espectral


Mínimo móveis e estações de base dos custos


Compatibilidade com outros sistemas, como a Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI)

Em 1989 a responsabilidade passou para o GSM especificações da CEPT para o Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI). O uso comercial do GSM começou por volta de meados de 1991. No início de 1994, havia 1,3 milhões de assinantes em todo o mundo. No início de 1995, havia 60 países com redes GSM operacional ou planeados na Europa, o Oriente Médio, Extremo Oriente, Austrália, África e América do Sul, com um total de mais de 5.4 milhões de assinantes. No final de 1997, o serviço GSM estava disponível em mais de 100 países e se tornou o padrão de facto na Europa e na Ásia. Atualmente, estão operacionais das redes GSM ou previstas em mais de 80 países ao redor do mundo.



Arquitetura da Rede GSM:

O serviço de telefonia móvel GSM é baseado em uma série de células contíguas rádio que prevêem a cobertura completa da área de serviço e de permitir que o assinante operação em qualquer lugar dentro dele. Antes de celulares este conceito, radiophones eram limitados a apenas a um transmissor abrangendo toda a área de serviço. Telefonia celular difere do serviço radiofone porque, em vez de um grande emissor, muitas pequenas, que são utilizados para cobrir a mesma área. O problema básico é o de controlar a situação em que uma pessoa que utilize o telefone em uma cela jogadas fora do intervalo de que célula. No radiofone serviço não houve solução, eo convite foi perdido, razão pela qual a área de serviço era tão grande. Na telefonia celular, entregando o convite para a próxima célula resolve o problema. Esse processo é totalmente automatizado e não exige qualquer intervenção especial pelo usuário, mas é uma função técnica complexa exigindo significativo poder de transformação para alcançar uma reacção rápida.

A arquitectura funcional de um sistema GSM pode ser dividida em linhas gerais o Mobile Station, a Base Station Subsystem, e do Subsistema de rede. Cada subsistema é composto por entidades funcionais que se comunicam através de interfaces utilizando os diversos protocolos especificados. O assinante carregava a estação móvel; a estação base controla o subsistema de rádio vínculo com o Mobile Station. O subsistema de rede, que é a parte principal das quais é o serviço Mobile Switching Center, realiza a comutação de chamadas entre os móveis e outros utilizadores da rede fixa ou móvel, bem como a gestão dos serviços móveis, como a autenticação.