Ver um Único Post
  #1  
Antigo 09-04-2009, 02:09 PM
Avatar de Matt2
Matt2 Matt2 está offline
Usuário Banido
 
Registrado em: Feb 2009
Localização: Rio de Janeiro - RJ ;)
Posts: 780
MUITO OBRIGADO: 232
Agradecido 751 Vezes em 204 Posts
Reputação: 0
Matt2 é um desconhecido a essa altura
Padrão Segurança: 64% das empresas europeias descuidam de redes sem fio

Estudo entrevistou 400 diretores de tecnologia de empresas do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e países Nórdicos



A Motorola anunciou na última quarta-feira os resultados de uma pesquisa realizada na Europa, que indica que 64% das empresas descuidam da segurança de suas redes sem fio. O levantamento revelou que mais da metade das grandes companhias aplica as mesmas medidas de segurança tanto para suas redes sem fio quanto para as cabeadas.

Embora os dois tipos de LAN (local area network) enfrentem diferentes tipos de ameaças e vulnerabilidades, apenas 47% das empresas utilizam os protocolos de proteção criptografados WEP (Wired Equivalent Privacy) ou WPA (Wi-Fi Protected Access) em suas redes sem fio, e menos de um terço emprega outro sistema de proteção contra invasões nesse tipo de ambiente.

Atualmente as equipes de tecnologia da informação enfrentam problemas de segurança nas redes e devem estar conscientes da necessidade de tratá-las de maneiras diferentes. O estudo apontou que 79% das organizações promovem boas práticas de segurança ao aplicar políticas de tecnologia da informação em toda a empresa.

Também foi apontado que 51% dos pesquisados não conseguem cumprir essas políticas em toda a rede. À medida que os colaboradores necessitam de mais mobilidade, as redes para ambientes externos e os pontos de acesso sem fio em locais públicos podem apresentar um acesso indireto ao sistema.

De fato, 56% das organizações consideram que muitos empregados não seguem as medidas de segurança ao enviar dados corporativos sobre redes sem fio totalmente inseguras, em vez de utilizar alguma forma de VPN (rede particular virtual). Para a Motorola, educação é crucial para melhorar a segurança das redes sem fio.

Além disso, muitas equipes de tecnologia da informação perdem tempo em atividades de segurança que poderiam ser facilmente automatizadas. Dados mostram que 58% das empresas destinam mais de duas horas por semana à busca de pontos de acesso não autorizados, enquanto 24% dedicam mais de oito horas semanais, o que pode fazê-las descuidar de outras ameaças para a segurança da rede.

Embora seja importante identificar pontos de acesso falsos, essa tarefa pode ser facilmente automatizada. Uma segurança sem fio sólida implica não só prevenção de acessos não autorizados às informações confidenciais, mas também gerenciamento e monitoramento constante de todos os ambientes, com o objetivo de identificar, isolar e prevenir pontos fracos e potenciais invasões.

O levantamento foi conduzido pela consultoria especializada em tecnologia Vanson Bourne, da qual participaram 400 diretores de tecnologia de empresas com mais de mil empregados no Reino Unido, França, Países Baixos, Alemanha, Itália, Espanha e Países Nórdicos.

Responder com Citação
O Seguinte 4 Usuário(s) disseram "MUITO OBRIGADO" para Matt2 Por terem gostado deste post :
cowboy furioso (09-04-2009), Grauber (09-04-2009), guinho w.a (09-04-2009), Nosyel (09-04-2009)