A
Intel prometeu lançar o
processador gráfico Larrabee, que deverá fazer com que a companhia rivalize com Nvidia e ATI no mercado de games de alta performance, até o começo do próximo ano, afirmou o CEO da fabricante, Paul Otellini.
O Larrabee terá "introdução em volumes no começo do próximo ano", afirmou o executivo ao discutir os resultados financeiros do segundo trimestre com analistas financeiros.
A plataforma, segundo Otellini, "estará pronto, ou melhorará, pelo ano. O software também será finalizando neste ano".
A Intel já domina os gráficos integrados, que são chips integrados à placa-mãe, populares em laptops e desktops corporativos em que poderio gráfico não é necessário.
O chip gráfico Larrabee será o primeiro que a Intel lançará para complementar placas gráficas que usuários compram separadamente e conectam ao
PC.
A entrada da Intel em um setor lucrativo é simbólico também pela resistência que deverá impor às empresas ATI e Nvidia.
A Intel vem se esquivando para explicar quantos núcleos a Larrabee terá. As placas gráficas mais poderosas da Nvidia e ATI terão centenas de núcleos de processamento.
É improvável que o Larrabee tenha tantos, já que conta com um chip
x86 mais poderoso, usado também em processadores convencionais.
Segundo Otellini, o Larrabee terá múltiplas versões, com modelos mais baratos com menos núcleos. O executivo negou também que o desenvolvimento do Larrabee tenha enfrentado dificuldades pelo alto consumo de energia elétrica, o que exigira maior resfriamento.
O executivo
não afirmou uma data para que as primeiras placas gráficas Larrabee cheguem ao mercado.
Créditos
www.idgnow.com.br