Os profissionais brasileiros de tecnologia da informação estão indo trabalhar com mais frequencia no exterior , revela uma pesquisa realizada pela MBI Mayer&Bunge Informática, encomendada pela Impacta Tecnologia.
O estudo, que entrevista 100 empresas de médio e grande porte anualmente, mostra que 53% delas tiveram contato com profissionais que saíram do Brasil em 2009. O índice registrado em 2003 foi 23%.
Dos países preferidos pelos profissionais que foram para fora, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com 50%. Canadá (18%) e Espanha (12%) vêm em seguida.
Dentre os profissionais recrutados para trabalhar no Brasil, 26% foram encontrados por headhunters de companhias de recrutamento no Brasil e 21% pelas próprias empresas do exterior. Apenas 20% enviaram currículo com interesse em trabalhar em outro país.
Os principais fatores que contribuem para que os profissionais optem por fazer carreira fora do Brasil são maior remuneração - no topo da lista -, com 64% dos votos, seguida de oportunidade de crescimento, com 58%. O número de profissionais com disposição para emigrar não variou, mas a quantidade de pessoas que descartam a hipótese subiu de 3% para 11%.
Do total de profissionais ouvidos nas 100 empresas selecionadas, 87% deles ainda não trabalharam no exterior. Os demais 13% já tiveram alguma experiência em outros países. A maioria destes retornou por não terem seus contratos renovados.
Créditos
www.idgnow.com.br