Empresa divulga API de tecnologia push do BlackBerry para que terceiros criem aplicações
A Research In Motion(RIM) divulgou a API da sua tecnologia push para que desenvolvedores criem aplicativos usando uma das funções mais populares do BlackBerry.
A partir desta segunda-feira (04/05), membros do programa BlackBerry Alliance poderão usar a API para criar novas funcionalidades baseadas em Java para o e-mail móvel do smartphone.
A estratégia da RIM deverá atrair mais consumidores para a ferramenta de e-mail móvel que popularizou o BlackBerry, segundo Michael Gartenberg, vice-presidente de estratégia e pesquisa da Interpret.
A companhia anunciou em outubro de 2008 que divulgaria sua API de push gradualmente pelos próximos trimestres por preocupações com segurança.
Novas funcionalidades push podem dar à RIM vantagem sobre rivais, como o iPhone, o Palm Pre e aparelhos com Windows Mobile, entre clientes corporativos, segundo Gartenberg.
"Existe uma batalha de verdade se iniciando", afirma. RIM, Apple, Microsoft, Palm e Nokia estão se postando para aproveitar o crescimento acelerado do setor de smartphones, analisa.
A razão pela qual é tão importante ganhar a atenção de desenvolvedores é que a disputa entre as plataformas não deverá se manter tão fragmentada como está agora por muito tempo.
Segundo o analista, nos próximos 18 meses, os desenvolvedores terão que apostar em apenas uma plataforma para seus aplicativos, o que poderá dar uma ampla vantagem para a companhia escolhida.
No primeiro trimestre do ano, a RIM bateu a Apple, com o BlackBerry Curbe vendendo mais unidades nos Estados Unidos que o iPhone, segundo dados do NPD Group, impulsionada por promoção da Verizon Wireless que deu a clientes dois Curve's pelo preço de um.
No mesmo período, o setor de smartphones cresceu para 23% de todos os celulares vendidos. No primeiro trimestre de 2008, a participação era de 17%, diz o NPD.
*Créditos a IDG Now!