Os irmãos
Lars e Jens Rasmussen não são novatos na criação de ferramentas inovadoras. A dupla fundou a
Where 2 Tech, que em 2004 foi comprada pelo
Google e desenvolveu a tecnologia
Google Maps, amplamente utilizada pelos internautas. Mas seu projeto mais ambicioso só foi anunciado nesta quinta-feira, e se chama
Google Wave.
Apresentado durante a conferência para desenvolvedores
Google I/O, o Wave parte da premissa de que as comunicações online não precisam ser cópias de meios utilizados há séculos. Para entendê-lo, é possível compará-lo com uma mistura de diversos serviços utilizados cotidianamente pelos internautas.
A ferramenta mistura
e-mail, compartilhamento de documentos e redes sociais, ao mesmo tempo em que se beneficia da velocidade de serviços de mensagem instantânea, provendo uma comunicação em tempo real.
A versão apresentada usa uma interface em três colunas, que à primeira vista lembra a estrutura do
Outlook. Na coluna da esquerda, assim como no Gmail, estão as "caixas", acesso à pesquisa e lista de contatos. Na central, são listadas todas as comunicações, também como no Gmail, só que ao lado de pequenas imagens referentes a cada um dos envolvidos nas conversas. A diferença é que a mensagem, que é carregada na coluna da direita, pode ser manipulada com liberdade por cada um dos envolvidos, que podem adicionar arquivos, quebrar e comentar e acompanhar, em tempo real, cada interação.
Um novo participante pode ser incluído a qualquer hora na "conversa", uma vez que a inclusão de novos membros seja autorizada pelo criador do tópico, e tem acesso a um histórico da evolução da comunicação, uma forma de se inteirar em como a conversa se desenvolveu.
A idéia é, no futuro, integrar o serviço a outras ferramentas da empresa, como o
Blogger e a rede social
Orkut, ou ainda redes de terceiros, como é o caso do
Twitter e
Facebook.
O Wave ainda não está concluído, mas é prometido para os próximos meses. Todavia o Google espera contar com a comunidade de desenvolvimento independente. Isso porque Wave não é só um novo serviço, mas é também um protocolo, aberto a desenvolvedores que queiram se beneficiar de sua arquitetura em novos serviços e softwares, bem como agregar novas funções a ela.
A estratégia é parecida com o novo modelo adotado pelo
Yahoo!, chamado de
Y!OS ou
Yahoo! Open Strategy.
Interessados em conhecer o serviço quando ele estiver pronto podem se cadastrar no site wave.google.com. Desenvolvedores que desejarem explorar suas APIs, podem acessar o novo blog do Wave dedicado a programadores, em googlewavedev.blogspot.com. Um vídeo que demonstra o sistema foi apresentado na conferência Google I/O e pode ser assistido pelo endereço
tinyurl.com/59tup8.
Créditos
www.terra.com.br/tecnologia