Após meses de silêncio, a
Jolicloud começou a divulgar mais detalhes sobre o
Jolicloud OS, um sistema operacional baseado em
Linux otimizado para netbooks. Assim como o
Moblin ou o
Ubuntu Netbook Remix, o objetivo do Jolicloud é facilitar as tarefas do dia-a-dia na máquina, através de uma interface gráfica projetada para tirar melhor proveito de telas pequenas e forte integração com a web e redes sociais.
O sistema operacional integra aplicativos online como o
Google Docs, GMail, Facebook e Picnic, para citar apenas alguns, com os aplicativos nativos (como o
VLC, Gimp, OpenOffice e outros) da máquina. Com apenas alguns cliques é possível "instalar" seu aplicativo web favorito no sistema e rodá-lo em sua própria janela. A distinção entre o que é remoto e o que é local desaparece, deixando o usuário livre para o que realmente importa: trabalhar com seus documentos e idéias.
Além disso, o Jolicloud armazena todas as configurações da máquina de forma segura em um servidor remoto. Se você precisar restaurar um backup, ou mesmo trocar de netbook, bastam alguns cliques e uma conexão à internet para retomar as coisas exatamente do ponto onde parou. Qualquer máquina com o Jolicloud se torna a "sua" máquina.
As idéias que levaram à criação do Jolicloud OS estão expressas no
The Jolicloud Manifesto (www.jolicloud.com/idea) no site do desenvolvedor, que também traz um "tour" em screenshots pelo novo sistema.
O Jolicloud OS roda em netbooks da
Acer, Compaq, HP, Lenovo, Samsung, ASUS, Dell, Intel e MSI, e atualmente está em testes, com versão alpha disponível apenas para convidados.
Créditos
www.terra.com.br/tecnologia