Comparamos 6 celulares com teclados parecidos com o do computador
Se você é do tipo que vive conectado a programas de bate-papo e não para de mandar mensagens de texto pelo celular, já deve ter se irritado com a falta de rapidez para digitar o texto no teclado normal do aparelho.
Nesse caso, a saída pode ser optar por um celular com
teclado Qwert, aquele semelhante ao do computador e notebook, por exemplo. Nesses modelos, é possível digitar a mensagem sem precisar apelar para escritas inteligentes ou apertar a mesma tecla várias vezes até chegar até a letra desejada.
Separamos seis modelos de celulares com tal teclado. Testamos a usabilidade para
mandar e-mails, SMS e usar mensageiros instantâneos, como o
Windows Live Messenger.
Foram testados os aparelhos
Sony Xperia X1, Motorola Q11 White, Motorola i465, LG Messenger GT360, Samsung SGH-i617 e Samsung Scrapy SGH-T459.
Os aparelhos comparados são voltados para públicos bem distintos. Alguns modelos são smartphones, voltados mais para o trabalho e o uso profissional. Outros, para o público mais jovem, que acessa muito mensageiros instantâneos e passam o dia trocando SMS. Os preços variam bastante. Vão a partir de
R$ 500 até R$ 3.000.
Teclados americanos
Todos os teclados testados são teclados no padrão americano. Isso significa que você não encontrará a cedilha e será mais difícil acentuar as palavras. Os caracteres usados na língua portuguesa acabam entrando como símbolos, e acaba sendo um pouco maçante digitar corretamente. Alguns corretores ortográficos como do Sony Xperia e do Motorola Q11 já corrigem a acentuação das palavras digitadas.
Entendendo as conexões
Celulares como esses são desenvolvidos para se conectar a rede de forma rápida para a troca de mensagens. A rede 3G é mais rápida para tráfego de dados que a EDGE e a GPRS. O GPS usa a conexão via satélite, portanto não consome dados da sua franquia. Isso se você usar um programa navegador instalado no seu aparelho, como o Motonav do Motorola Q11.
Já as redes sem fio, conhecidas como Wi-Fi, são pontos de acesso onde você pode usar a rede sem fio no ambiente de trabalho ou em casa, usando a conexão de internet já existente, ou seja, não estará utilizando a rede da operadora de celular. Existem ainda locais conhecidos como hotspots, que ficaram comuns em cafés espalhados pela cidade. Uma ressalva é que na maioria desses lugares é necessário ter um provedor Wi-Fi contratado no momento de acessar a internet.
O melhor celular do comparativo
O melhor aparelho do teste foi o Motorola Q11. Apesar de não ter acesso a rede 3G, prejudicando a sua velocidade durante o acesso a internet, ele compensa pelo preço mais baixo, Wi-Fi, navegador incluído no pacote e melhor custo benefício. Além disso, o teclado é confortável para digitar e de fácil adaptação.
O lanterninha
Na outra ponta, ficou o Motorola i465. Apesar da robustez e do belo design, o teclado QWERTY é muito apertado e com teclas pequenas. Ele não conta com 3G e Wi-Fi, e não vem com programas para troca de mensagens instantâneas como o Live Messenger.
OBS:Segue abaixo o link com a análise de cada um dos 6 modelos:
Sony Xperia X1:http://tecnologia.uol.com.br/celular...lt6184u63.jhtm
Motorola Q11 White:http://tecnologia.uol.com.br/celular...lt6184u62.jhtm
Motorola i465:http://tecnologia.uol.com.br/celular...lt6184u58.jhtm
LG Messenger GT360:http://tecnologia.uol.com.br/celular...lt6184u59.jhtm
Samsung SGH-i617:http://tecnologia.uol.com.br/celular...lt6184u61.jhtm
Samsung Scrapy SGH-T459:http://tecnologia.uol.com.br/celular...lt6184u60.jhtm
Créditos
www.uol.com.br/tecnologia