Symbian abre código para concorrer com o Android
A Symbian Foundation anunciou que a partir desta quinta-feira o sistema operacional mobile Symbian, presente em grande parte dos celulares da Nokia, estará disponível para desenvolvedores como uma plataforma de código aberto.
A plataforma passa agora a ser disponibilizada em sua totalidade e de forma gratuita como uma maneira de se diferenciar de seu concorrente, o Android, do Google, que permite o acesso a apenas uma parte de seu código-fonte. "Cerca de um terço do código do Android é aberto e nada mais. O que é aberto é uma coleção de 'middleware'. Todo o restante é fechado ou proprietário", disse Lee Williams, diretor executivo da Symbian Foundation, em entrevista à revista Wired.
Dessa forma, os interessados poderão modificar e utilizar o Symbian em diversos tipos de dispositivos. O kernel, núcleo principal do sistema operacional, já havia sido liberado em outubro.
Entretanto, Williams nega que a medida tenha sido tomada com objetivos de marketing da plataforma: "As ideias que estamos implementando surgiram cerca de 12 ou 18 meses antes do Android e do lançamento do iPhone", disse ele à BBC News.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Symbian Foundation no endereço symbian.org.
Geek
"Pra quem não sabe oque é código aberto seria liberar acesso ao Sistema permitindo que programadores modifiquem o sistema agregando mais funções , adaptando aplicativos e programas de outras plataformas para rodarem no sistema em si , como é feito nos celulares com Linux Mobile e agora o Android"