Nos últimos dias as coisas ficaram muito corridas por aqui, pois estou preparando a minha mudança para a casa nova, além de muitos trabalhos e alguns eventos que deixaram o tempo mais curto. Neste final de semana pude testar um
Notebook Asus UL80Ag, e a bateria do aparelho que prometia até 11,5 horas de uso só conseguiu entregar 5 horas, o que não é um desempenho muito bom. Durante os testes eu utilizei o Internet Explorer com 4 abas abertas, o Live Writer e o MSN com o brilho da tela apenas dois pontos após o mínimo.
Acredito que a tela LED de 14 polegadas ajudou a aumentar o consumo do Notebook, mas o hardware do notebook era excelente, com um HD de 320 GB, 4GB de RAM e um processador de baixo consumo da Intel com 1.4 GHz, que deixava a máquina muito veloz e com uma boa performance. Como pontos negativos ficaram o desempenho da bateria, a falta do bluetooth e o teclado, que não era dos melhores.
Apesar do tamanho da tela, o notebook era leve e bem fino, e não fazia muito peso na mochila, mas a autonomia da bateria para o meu perfil de usuário acabou complicando um pouco as coisas. Após duas cargas completas sem conseguir o tempo de uso desejado aproximadamente 8 horas (o que é bem razoável para quem promete 11,5hs) acabei desistindo do Notebook e devolvi o produto.
Sem muitas opções disponíveis, e necessitando de um Notebook com uma boa autonomia acabei optando pelo Macbook Pro de 13" polegadas com HD de 250GB, 4GB de RAM DDR 3 de 1067MHz e processador Intel Core 2 Duo de 2.4 GHz. O aparelho foi um pouco mais caro do que o Asus, mas a diferença foi compensada pela presença do bluetooth, processador mais rápido, memória superior (no Asus eram 4GB DDR 2 de 800MHz), hardware e construção impecáveis em alumínio e excelente bateria.
Para ter uma ideia, estou trabalhando há exatamente 1 hora e ainda tenho 90% da carga, com uma estimativa de mais 8:59hs de uso, com os seguintes programas abertos: Chrome (com 4 abas abertas), o Qumana para escrever no blog, o NetNewsWire para a leitura dos feeds rss, o MSN e o BrOffice. Vale lembrar que estou o tempo todo conectado via WiFi, com o bluetooth desligado e o brilho da tela em 50%.
Com todos os aplicativos instalados e em pleno funcionamento, agora só falta colocar o Windows 7 com o bootcamp para poder rodar alguns aplicativos compatíveis com o sistema da Microsoft no Macbook Pro. No final das contas o problema da autonomia da bateria foi resolvido e estou totalmente satisfeito com o novo Notebook! Bem que eu tentei comprar um PC, mas desta vez o desempenho do Mac foi superior.