14-01-2009, 12:29 PM
|
|
Modder News
|
|
Registrado em: Sep 2008
Posts: 690
MUITO OBRIGADO: 1
Agradecido 1,014 Vezes em 502 Posts
Reputação: 26
|
|
Desenvolvedor denuncia pirataria no iPhone
|
|
Um desenvolvedor denunciou em seu blog um esquema que torna aplicativos pagos do iPhone disponíveis sem custos.
James Bossert, criador do aplicativo Whack ‘em All publicou em seu blog uma conversa que teve com um suposto pirata, que se identifica como “most_uniQue”.
O pirata disse que libera os aplicativos para que os usuários possam testar antes de comprar e recomendou ao autor do jogo a lançar uma versão com suporte a anúncios.
Bossert e a esposa decidiram ganhar um dinheiro extra com a venda de aplicativos para o iPhone. Os dois criaram o jogo Whack ‘em All e o colocaram à venda por US$ 0,99 na App Store.
“Passamos 250 horas desenvolvendo o jogo e o lançamos na véspera de Natal, no ano passado”, contou Bossert em seu blog.
Depois de duas semanas, o jogo já tinha 811 usuários. Porém, para decepção da dupla, apenas 196 pagaram por ele.
O aplicativo caiu na rede http://appulo.us e outros sites de torrent da rede. “Acontece que a comunidade de pirataria para o iPhone está muito viva”, comentou o desenvolvedor.
Bossert conseguiu entrar em contato com o pirata que crackeou seu jogo e o tornou disponível gratuitamente. No e-mail, ele pede que o pirata tire sua versão do aplicativo do ar para que possa cobrir seus custos.
O pirata respondeu dizendo que a falta de critério da Apple ao aprovar aplicativos fez com que os usuários comprassem muitos aplicativos inúteis, de desenvolvedores medíocres. Segundo ele, as pessoas pararam de comprar aplicativos por esse motivo.
“Eu só quero dar uma chance ao público de testar o seu jogo antes de gastar seu dinheiro”, argumenta most_uniQue.
O pirata sugere ainda a Bossert que fale com a Apple para que ela permita a oferta de versões para testes ou coloque seu jogo com anúncios no Cydia – repositório de programas para iPhones desbloqueados.
O cracker revela ainda que usou um programa criado pela comunidade Hackulous para destravar os aplicativos pagos.
O desenvolvedor aceitou o conselho de most_uniQue e pretende lançar uma versão gratuita com suporte a anúncis do seu jogo nas próximas semanas.
creditos:Info
|