Motorola está revendo sua Política de Bootloaders
|
|
Que a Motorola só está levando ferro esses ultimos tempos não é novidade.
Depois de fazer uma enquente e ser surpreendida, ser informada sobre a petição, e ainda por cima a Sony Ericsson começar a liberar suas bootloaders para os novos aparelhos, não sabemos ao certo o porque, mas ela lançou o XOOM com a bootloader desbloqueada.
Estaria a Motorola realmente mudando sua política?
Bom, a Motorola só se pronunciou sobre pela pressão, claro. Mas esta pressão aparenta estar surtindo resultados. Leia o que a Motorola respondeu ao Irwin Proud (o cara que está por trás da petição):
"In terms of your question – we completely understand the operator requirement for security to the end user, and as well, want to support the developer communities desire to use these products as a development platform. It is our intention to enable the unlockable/relockable bootloader currently found on Motorola XOOM across our portfolio of devices starting in late 2011, where carriers and operators will allow it."
Resumindo:
A Motorola “está com a intenção” de liberar seus aparelhos para o desenvolvimento e habilitar o desbloqueio/rebloqueio da bootloader, assim como fizeram com o XOOM. Mas liberar as bootloaders para aparelhos que já estão no mercado depende também das operadoras de telefonia. Aparentemente isso vai começar a acontecer no fim deste ano.
Sim, você leu REBLOQUEIO DA BOOTLOADER. Então a Motorola pode voltar atrás mesmo após fazer o desbloqueio?
E também: “depende também das operadoras de telefonia”. PRA QUÊ? A Sony Ericsson lançou o NEO com a bootloader travada mas já colocou no ar a ferramenta que faz o desbloqueio.
Se a Motorola jogar essa bola(ou for obrigada a jogar) para as operadoras e não tivemos como burlar isso, já era. Pois as operadoras jamais vão querer liberar pois aumentará os custos para ela para liberar isso.
Então temos uma notícia boa e frustrante ao mesmo tempo?! Vamos aguardar e ver o que acontece. Enquanto isso a Samsung já anunciou que não vai travar as bootloaders de ses futuros aparelhos e a HTC cogitando em começar a travar (isso mesmo!).
Mundo estranho, não?
Fonte: EuAndroid
|