Ericsson brilha em mercado sombrio de telecom, mas corta 5.000
|
|
A fabricante de equipamentos para telecomunicações Ericsson anunciou nesta quarta-feira lucro maior que o esperado para o quarto trimestre. A companhia ainda prometeu maiores reduções de custos e anunciou cortes de 5.000 mil empregos.
As ações da empresa disparavam 13 por cento nesta manhã, superando o desempenho do índice europeu de tecnologia DJ Stoxx, que subia 2,65 por cento.
A empresa, que anunciou seus resultados mais de uma semana antes da data marcada, superando as projeções pela quarta vez consecutiva, não ofereceu uma perspectiva de negócios clara para os próximos meses, o que bastou para causar incômodo a alguns analistas.
O lucro líquido da Ericsson caiu para 4,1 bilhões de coroas no trimestre passado mas ficou asima da mediana de previsões de ganho de 3,5 bilhões de coroas apurada pela Reuters junto a 13 analistas.
"O quarto trimestre foi muito, muito forte", disse Gregor Johansson, analista da Redeye. "Mas, ao mesmo tempo, eles reforçaram as medidas de corte de custos, o que implica que suas perspectivas quanto a 2009 já não são tão boas", disse. "Acho que algumas pessoas vão ficar preocupadas com o fato deles não dizerem nada sobre 2009."
Os mais próximos rivais da Ericsson, Nokia Siemens Networks
e Alcatel-Lucent, previram que o mercado encolheria este ano, à medida que as operadoras de telecomunicações limitam seus gastos e rivais asiáticos geram pressão sobre os preços.
Este mês, a Nortel Networks, maior fabricante norte-americana de equipamento de telecomunicações, pediu proteção judicial contra falência.
As vendas da Ericsson subiram a 67 bilhões de coroas, ante 54,5 bilhões no ano anterior, superando a projeção média de 56,7 milhões de coroas dos analistas.
O presidente-executivo da empresa, Carl-Henric Svanberg, disse que a companhia teve boa demanda por toda a carteira de produtos da empresa, em todo o mundo, embora tenha reconhecido que a desvalorização forte na coroa sueca afetou os resultados do quarto trimestre.
creditos: UOL
|