Android: como desbloquear o smartphone com reconhecimento facial
Agora, os smartphones que possuem o Android 4.0 podem identificar os rostos dos usuários.
O Ice Cream Sandwich trouxe uma nova opção para o bloqueio de tela dos smartphones “androidianos”: o reconhecimento facial. Este recurso usa a câmera frontal do dispositivo para pegar uma foto do seu rosto e, futuramente, usar esta imagem para que o celular reconheça você e realize o desbloqueio.
No entanto, antes de começar a usar este serviço, é importante conhecer algumas advertências: a luz (tanto o excesso como a falta) de um ambiente pode atrapalhar o reconhecimento facial do seu dispositivo — que terá que apresentar uma segunda forma de desbloqueio. Além disso, todo esse processo não é totalmente seguro, já que alguém parecido com você pode facilmente burlar o sistema.
Mas o que mais chama a atenção no quesito “falta de segurança” do desbloqueio facial é que uma simples foto sua também poderia enganar o sistema — e é por essas razões que a Samsung está reforçando esse serviço em seus aparelhos, fazendo com que o sistema tenha que reconhecer as "piscadas" dos usuários.
Assim, uma boa senha ainda seria a forma mais segura de bloquear o seu aparelho. Mas, caso você queira testar essa nova tecnologia disponibilizada pelo Android 4.0, confira abaixo um passo a passo simples para configurar o seu celular.
Ativando as configurações
O primeiro passo é ir ao menu de configurações do seu smartphone.
- Na lista inicial, selecione o tópico “Segurança”.
- Em seguida, clique em “Bloqueio de tela”.
- Agora, basta selecionar a opção “Desbloqueio facial” para que seu rosto possa ser capturado.
- Antes de capturar sua imagem, o aparelho mostrará alguns avisos quanto ao uso desse tipo de desbloqueio: ele avisa que o processo é menos seguro que os usuais, por exemplo.
- Ao optar por “Configurar” na tela dos avisos, serão apresentadas as formas para atingir um melhor resultado na captura do seu rosto: esteja em um local com boa iluminação e segure o telefone na altura dos olhos.
- Depois, o dispositivo ligará a câmera frontal e você deverá encaixar sua face em um contorno que aparecerá na tela. Se o processo for bem-sucedido, o aviso “Rosto capturado” será mostrado.
E como nem sempre o reconhecimento facial vai funcionar corretamente, o dispositivo solicita que você selecione uma segunda opção para que o desbloqueio aconteça: “Padrão” ou “PIN”.
Neste exemplo, optamos pela opção “Padrão”, em que um desenho — conectando os pontos — deverá ser criado.
Pronto! Agora seu celular com Android 4.0 já está configurado para realizar o seu reconhecimento facial. Caso você queira, futuramente, optar por outro meio de desbloqueio, basta voltar ao menu Configurações > Segurança > Bloqueio de tela e escolher a maneira que você preferir.
Tutorial elaborado Por Ráisa Guerra, Tecmundo
Gostou? Comenta ai.