A Qualcomm revelou uma nova plataforma para headsets de realidade aumentada. Chama-se Snapdragon AR2 Gen 1. A novidade visa principalmente criar óculos leves e confortáveis, ao invés de fones de ouvido domésticos volumosos. Portanto, a ênfase não está no desempenho, mas na eficiência energética. Especificamente, a Qualcomm está falando sobre uma melhoria de 2,5 vezes no desempenho da IA, reduzindo o consumo de energia em 50%. Isso tudo é comparado ao SoC Snapdragon XR2 Gen 1.
A configuração da plataforma ainda não foi totalmente divulgada, mas sabe-se que é produzido usando a tecnologia de processo de 4 nm, e uma das características incomuns é que na verdade estamos falando de vários cristais individuai um hospeda a unidade de computação principal diretamente, o outro abriga o coprocessador e o terceiro possui os módulos de interface sem fio. A propósito, o Snapdragon AR2 Gen 1 suporta Wi-Fi 7. A divisão em vários cristais é necessária para tornar mais fácil para os criadores de óculos distribuir os componentes da plataforma dentro do dispositivo sem sobrecarregar nenhuma parte dele. Além disso, o Snapdragon AR2 Gen 1 usa uma arquitetura que distribui o processamento entre os óculos e um dispositivo conectado, como um smartphone ou laptop.
Detalhes da arquitetura:
Pode-se notar o suporte para nove câmeras, a Qualcomm diz que os óculos baseados no Snapdragon AR2 Gen 1 já estão nas mãos de várias empresas em vários estágios de desenvolvimento, incluindo Lenovo, LG, Niantic, Nreal, Oppo, Pico, QONOQ, Rokid, Sharp, TCL, Tencent, Vuzix e Xiaomi. Mas os primeiros dispositivos serão lançados apenas no próximo ano.