Portabilidade: 3% dos pedidos registram erros, informa Anatel
|
|
Segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de 3% dos pedidos de portabilidade numérica apresentam erros. Para Luiz Antonio Vale Moura, coordenador do grupo de implementação da portabilidade na agência, o percontual é baixo e está dentro do previsto.
“Levando em consideração que a maioria dos problemas é corrigida em questão de horas, o número é baixíssimo”, afirmou o coordenador. De acordo com Moura, a maioria dos erros se refere a falhas na comunicação da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), responsável por gerir a portabilidade, com as operadoras, já que é possível que uma das empresas não obtenha a informação do sistema, fazendo com que o usuário deixe de receber ligações momentaneamente.
Desde setembro, quando a portabilidade foi implantada no Brasil, foram registrados mais de 490 mil pedidos de portabilidade, sendo que cerca de 326 mil números já foram portados. A desistência por parte dos usuários, que corresponde a cerca de 25% do total de pedidos, e problemas na documentação dos requisitantes, que impedem a conclusão da solicitação, explicam a diferença entre os dois números, explicou Moura.
A partir de segunda-feira (02/03), a portabilidade estará disponível para as áreas dos códigos DDD 11 (São Paulo), 53 (Rio Grande do Sul), 64 (Goiás), 66 (Mato Grosso) e 91 (Pará). Destaque para a capital paulista, região que responde por, aproximadamente, 15% dos usuários de telefonia do País.
Em março, as operadoras, fixas e móveis, serão obrigadas a iniciar uma campanha de esclarecimento à população sobre a portabilidade, sem cunho mercadológico. As peças publicitárias precisam ser veiculadas no período entre 12 de março e 10 de maio, conforme o regulamento da portabilidade numérica.
creditos: Idgnow
|