O browser do iPhone é o líder do mercado de navegadores de internet móvel, de acordo com uma pesquisa inédita divulgada pela empresa norte-americana de estatísticas Net Applications no domingo (1º).
A pesquisa aponta que o navegador do iPhone detém 67% das navegações na internet via celular, enquanto os demais aplicativos dividem o restante do mercado.
A análise aponta, no entanto, para um crescimento rápido de navegadores como o Android, desenvolvido pelo Google. "Isso não significa que o browser do iPhone esteja sofrendo um encolhimento", afirma o relatório. "Porque é um mercado que cresce rapidamente em todos os lugares."
Em menos de cinco meses, o navegador Android cresceu mais de 6% no mercado de internet móvel. Outros navegadores também tiveram crescimento semelhante --o Windows Mobile, da Microsoft, conquistou 6,91% do mercado, enquanto o Symbian, da Nokia, obteve 6,15%.
O Java ME, da Sun Microsystems, aparece com 9% de uso, devido à popularidade entre programadores para criação de games e outros aplicativos de celulares.
O navegador do BlackBerry, por sua vez, aparece com uma pequena percentagem de uso e, portanto, inclusa na categoria "outros" (2,75%).
Entretanto, a metodologia utilizada na pesquisa não inclui a tecnologia via WAP (navegação por wireless, na sigla em inglês), amplamente usado pelo BlackBerry e outros aparelhos, até o iPhone surgir com o navegador desenvolvido com linguagens de programação Javascript e HTML.
"Em outras palavras, a Net Applications considerou a disputa de navegadores para internet móvel usando preceitos do sistema desenvolvido pelo iPhone", afirma o colunista Philip Elmer-DeWitt, da revista norte-americana "Fortune".
creditos: folhaonline