10-03-2009, 01:50 PM
|
|
Modder News
|
|
Registrado em: Sep 2008
Posts: 690
MUITO OBRIGADO: 1
Agradecido 1,014 Vezes em 502 Posts
Reputação: 26
|
|
iPhone desbloqueado pode trazer brechas de segurança
|
|
Que o iPhone pode ser destravado, qualquer um sabe. Agora, o que isso pode trazer de consequências, poucos sabem. Não que o seu smartphone touchscreen favorito vá, de repente, virar alvo de todos os malwares do mundo. Mas existe um risco ao se baixar aplicativos não-autorizados e, por isso, desprotegidos no seu aparelho.
Larry Seltzer, do blog Security Watch, fala sobre isso. Ele afirma que a criptografia utilizada no código de assinaturas restringe os aplicativos que podem rodar no iPhone - assim, você precisa comprá-los somente pela AppStore, da Apple, onde a empresa ganha comissão pelas vendas. Mas Seltzer alega que há também uma questão legítima de segurança na prática.
"Ao controlar os aplicativos que são vendidos na loja virtual, eles podem ao menos limitar a quantidade de software malicioso. (É inevitável que alguns maliciosos consigam passar pelos procedimentos da Apple ao vender o software na loja, mas certamente é um evento raro)".
Ele cita ainda um artigo do Wall Street Journal que detalha como vários desenvolvedores não querem passar pela AppStore, inclusive com empresas como Cydia e Rock Your Phone querendo criar suas próprias lojas de aplicativos - mas somente tem acesso se você destravar o seu iPhone.
E o que isso traz de consequência? Bem, se você baixar um aplicativo da Cydia no seu aparelho, ele irá rodar a partir do diretório raiz. Isso significa que, com o smartphone desbloqueado e permitindo esse privilégio, um aplicativo pode fazer o que bem entender com seu telefone. Inclusive realizar chamadas.
Sim, isso é possível. E imagina se já não existe alguns spams e phishings que possam se aproveitar dessa vulnerabilidade. Tipo "clique aqui para ganhar um aplicativo de graça!". Você já viu isso antes para PCs, certamente. Por que não para iPhone agora?
A Apple afirma que o destravamento viola os copyrights da empresa e que pode legalmente bloquear lojas que não sejam dela. Ainda assim, também não é nada bonito monopolizar todo os aplicativos através da AppStore e de comissão em cima deles.
creditos: pcmagazine
|