Brasil tem o maior número de celulares da AL, aponta estudo
|
|
O Brasil lidera a lista de países da América Latina em números de celulares. Segundo estudo feito pela Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE Business School), encomendado pela empresa everis, o país tem 36,9% das linhas ativas.
De acordo com dados apurados, o Brasil aparece com 143,2 milhões de linhas ativas. A pesquisa tomou como base as estatísticas da União Internacional de Telecomunicações (ITU). Embora a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa a quantidade de 151,9 milhões, de acordo com último levantamento divulgado em janeiro.
O Brasil e mais nove países latino-americanos, entre eles Argentina, México, Uruguai, Venezuela e Bolívia, somaram no final do ano passado, 388 milhões de celulares – o equivalente a 9,6% do total mundial de linhas.
O segundo país com maior número de linhas na região é o México, com 76,9 milhões, seguido da Argentina, com 44,8 milhões, juntos os países representam sete de cada dez linhas móveis da AL.
Em relação à penetração por habitante, a Argentina encabeça a lista com 112,2 celulares para cada cem pessoas. Em seguida vem o Uruguai (109,7) e a Venezuela (103,3).
A Bolívia tem o menor número de aparelhos em relação à população, 38 por habitante. No México são 71,5 e no Brasil, 73,9, embora só o primeiro se encontre abaixo da média mundial.
creditos: wnews
|