Motomodd > Tutoriais > Tutoriais Motorola

Notícias

Tutoriais Motorola Modelos motorola

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 23-10-2009, 11:01 AM
Membro Senior

MUITO OBRIGADO: 445
Agradecido 681 Vezes em 187 Posts
Reputação: 43
Liine meksquer é um nome conhecido por todosLiine meksquer é um nome conhecido por todosLiine meksquer é um nome conhecido por todosLiine meksquer é um nome conhecido por todosLiine meksquer é um nome conhecido por todosLiine meksquer é um nome conhecido por todos
Arrow Consertando Os Icones Dos Jogos

Todos ja devem ter reparado que muitos jogos em java ficam na lista do celular sem icone, aparecendo apenas o icone padrao (uma bolinha vermelha)
Isso acontece porque mesmo alguns dos melhores jogos como os da gameloft, vem com a imagem de icone fora do padrao que o celular aceita...
Por exemplo: o C650 aceita apenas icones com resolucao 15x15 pixels.
Entretanto muitos jogos vem com o arquivo de icone com resolucao superior... uma simples resolucao de 16x16 basta para que o celular nao aceite o icone.
Para resolver isso basta descompactar o arquivo .JAR, achar o arquivo de imagem correspondente ao icone (sempre estao na extensao .PNG), abrir ele no Photoshop e redimensiona-lo (usando a funcao resize) para 15x15 pixels.
Ao salvar o arquivo no próprio Photoshop o arquivo vai ficar muito maior do que o original. Entao recomendo salvar o arquivo na extensao .BMP primeiramente. Depois voce abre esse arquivo BMP no Paint e dentro do Paint salva ele em PNG. Assim ele vai ficar com um tamanho parecido com o anterior.
Substitua o arquivo que vc redimensionou pelo arquivo original que estava dentro da pasta onde voce descompactou o arquivo .JAR e compacte todos os arquivos da pasta novamente com o Winzip (ou com o winrar: usando a compressao ZIP) e renomeie o arquivo de .ZIP para .JAR
Gere um arquivo .JAD com o programa JADGen ou JADmaker e pronto, seu jogo sera instalado com o devido icone sendo exibido na lista de jogos do celular.

- Em telefones de tela 128x128, o ícone dos jogos tem 15x15 de tamanho.
- Em telefones de tela 176x220, o ícone dos jogos tem 29x29 de tamanho.

Mas lembrando que isso não pode ser feito com qualquer aplicação...o Notepad e o StopWatch, por exemplo, simplesmente não têm ícone. E não dá pra mudar isso em MIDlets já instaladas, não sei pq (Mesmo alterando o ícone dentro do jar, ele num aparece na relação). =/
De qqr forma eu alterei o ícone da bolinha vermelha, o padrão (pra quem não sabe, está na pasta a/: é o j2me15x15icon_VSCL.png. Só troquei ele por uma cópia de outro png que está na mesma pasta: j2me15x15icon.png, que é mto melhor!
Existem duas outras possibilidades:
1ª - Voce nao quer deletar o seu programa e instalar novamente.
Voce pode corigir o icone facilmente enviando o icone corrigido para a pasta kjava do seu celular... vc reinicia e o icone aparece
(o icone deve conter o nome correspondente ao nome da aplicacao, se o jogo se chama j2me3.jar dentro da pasta kjava o icone deve ter o nome j2me3.png)
2ª - O jogo nao possui icone, ou seja nenhuma das opcoes anteriores funcionam:
Toda a Aplicacao .JAR tem uma pasta chamada "META-INF"
Dentro dela existe o arquivo chamado "MANIFEST.MF"
Esse arquivo é facilmente editável abrindo ele pelo bloco de notas.
Esse arquivo tem todas as informacoes que o arquivo JAD tem, menos o tamanho pois só se sabe o tamanho exato quando se compacta no final.
Se o jogo nao possui icone, adicionar um icone apenas nao basta jogar um icone la... voce tem que editar esse arquivo inserindo a seguinte informacao:
MIDlet-Icon: /icon.png
Acrescente essa linha de comnado no arquivo... feche e salve...
Agora vc deve inserir um icone com o nome icon.png dentro da pasta raiz do jogo...
Compacte o jogo usando o winzip (ou winrar com compressao ZIP)
Renomeie o arquivo de .ZIP para .JAR
Crie um arquivo .JAD
Instale o jogo é vá para galera...!!!
Ou pegue o .jar q vc acabou de modificar e o .jad q vc acabou de criar a partir desse .jar modificado e substitua os q estão na pasta kjava por eles!!!

Observações:
- Em alguns o ícone não se chama icon... se chama simplesmente i, ou em outros está dentro de uma pasta "icons"... mas nada que a edição do meta-inf não resolva [img]style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.gif[/img]. Ainda, tem uns que têm o ícone, que ele se chama icon, mas não aparece porque o path no meta-inf tá errado... percebi isso em todas as versôes do fantasy warrior. De novo, é só editar o meta-inf;
- Não sei se na versão do winRAR de vcs funciona, mas na minha eu consegui editar tudo sem descompactar, o que poupa tempo e serviço (descompactar, editar, renomear... blah, que saco!)... Muito legal!
- Em vez de usar o Photoshop pra redimensionar, eu uso o Picture Manager. Isso é bom falar primeiro porque não é todo mundo que tem Photoshop, e Picture Manager todos têm porque vem no Office (é só procurar!), e segundo porque ele não aumenta o tamanho do arquivo em bytes como o Photoshop. E tbm porque ele é muito fácil de usar, permitindo não só redimensionar mas também cortar, para aqueles ícones que nem quadrados são, como o do Zelda que estava em 10x13 no meu .jar;
-E pra finalizar, nada impede que vcs usem qualquer arquivo de imagem pra criar ícones personalizados! É só salvar como png, deixar do tamanho certinho e jogar no .jar. Eu fiz isso com o Mission Impossible, porque achei o ícone muito pobrezinho e resolvi substituir pelo logotipo original do cartaz do filme!

Créditos: Jk2 e Liine Meksquer ( Observações )
Responder com Citação
O Seguinte 2 Usuário(s) disseram "MUITO OBRIGADO" para Liine meksquer Por terem gostado deste post :
Aleexx2 (26-10-2009), guinho w.a (23-10-2009)
Antigo 23-10-2009, 08:12 PM
Super Administrador

MUITO OBRIGADO: 7,148
Agradecido 7,244 Vezes em 3,175 Posts
Reputação: 50
guinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputa
Padrão Re: Consertando Os Icones Dos Jogos

Boa Line, lembrando também que esta mudança ou conserto pode ser feita de uma forma simples se usando o MotoMidman.

Até..
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
Por favor galera, ao criarem um tópico ou post, criar na área correta, que corresponde ao seu problema ou celular.
Não tiro duvidas por Mensagem Privada ou Mensagem de Visitante (Use o forum para suporte). Obrigado.

Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Regras para Posts