RIM cresce e Nokia diminui em mercado de smartphones
|
|
De acordo com o instituto de pesquisas de mercado Gartner, a Research in Motion - também conhecida como RIM - e seu BlackBerry tiveram grandes ganhos no último trimestre do ano passado com vendas mundiais de smartphones. Enquanto isso, a Nokia não foi tão bem, observando um declínio em sua participação.
A venda mundial dos aparelhos alcançou 38,7 milhões de unidades no quarto trimestre, aumentando 3,7% em relação ao mesmo período de 2007.
Além da RIM, a Samsung e a Apple também mostraram grandes lucros durante o trimestre, com a Samsung ultrapassando a Sharp e entrando no cobiçado top 5 de vendedores de smarts. Mas o Gartner disse que os consumidores não parecem muito ávidos em pagar pelos planos de dados necessários aos smartphones. No Brasil, temos problema parecido, com os planos de internet 3G e GSM/EDGE alcançando preços pouco convidativos.
"Após um forte terceiro quarto com a apresentação de novos produtos, o crescimento sequencial diminuiu novamente no quarto trimestre com apenas alguns novos produtos e o clima econômico piorado continuou a fazer planos de dados associados com smartphones fora do padrão da maioria dos consumidores", disse Roberta Cozza, diretora de pesquisas da Gartner.
"Em geral, em 2008, o foco dos vendedores e operadoras em aumentar seus portfólios de smartphone continuou muito forte. Samsung, RIM, HTC e Apple viram os volumes e participações no mercado crescerem durante 2008 graças à habilidade deles de juntar experiências com paarelhos e interfaces sensíveis ao toque", continuou.
A Nokia vendeu uma estimativa de 15,56 milhões de unidades, alcançando 40,8% do mercado. Ainda assim, a empresa finlandesa viu suas vendas cairem 16,8%, com sua participação diminuindo 10%. A RIM, ao contrário, vendeu 7,44 milhões de unidades, cresceu 84,9% e capturou 19,5% do mercado, um aumento de 8,4% em relação a 2007. A Apple também cresceu com força, vendendo 4,07 milhões de unidades e contando com 10,7% de participação do mercado, aumentando 5,5% em relação ao ano anterior.
A HTC e Samsung reportaram 1,63 milhõese 1,60 milhões de unidades e 4,3% e 4,2% de participação do mercado respectivamente, disse o Gartner.
Em geral, a adoção de sistemas operacionais se assemelha às vendas do smart que o utiliza. Nokia e seu Symbian OS permanecem dominantes no mercado, embora tenha caído de 62,3% para 47,1%. Todos os sistemas RIM, Windows Mobile e MacOS aumentaram sua participação: RIM agora detém 19,5%, Windwos e Mac OS X contam com 12.4% e 10,7% respectivamente e o Linux tem 8,4%, recebendo um aumento de 7,3% a um ano com o lançamento do sistema operacional Android, do Google.
creditos: Pcmagazine
|