O
HTML5, para os que não estão familiarizados, é uma nova linguagem criada pela W3C que promete revolucionar a forma como navegamos na web. A tecnologia foi apontada por muitos como forte concorrente do Flash, da Adobe, e do Silverlight, da Microsoft.
De fato, muito se fala do HTML5 nos últimos tempos. Todos os navegadores modernos, incluindo o Google Chrome, Firefox, Safari e o novo Internet Explorer 9 Beta, já incluem suporte ao novo padrão. Steve Jobs inclusive, é um dos grandes defensores da nova versão do HTML.
![](http://www.tudocelular.com/new_files/images/global/Liberdade-de-escolha_46708_1.jpg)
Liberdade de escolha
O CEO da Apple afirmou que o Flash já é coisa do passado:
"O Flash foi criado durante a era dos PCs - para PCs e mouses. O Flash foi bem sucedido para a Adobe, e nós podemos entender porque eles querem ir além dos PCs. Mas a era móvel tem a ver com dispositivos touch, de baixo consumo e padrões web - áreas nas quais o Flash cai."
Mas talvez não seja bem assim. Em entrevista ao site Infoworld, Philippe Le Hegaret, um dos representantes da W3C, afirmou que o HTML5 ainda não está completo e há muito trabalho a ser feito:
"O problema é que nós estamos notando um grande entusiasmo em torno do HTML5, mas é muito cedo para implementá-lo porque estamos enfrentando problemas de interoperabilidade".
![](http://www.tudocelular.com/new_files/images/global/W3C_48819_1.jpg)
W3C
A finalização do desenvolvimento do HTML5 está programada apenas para 2012. Até lá, a própria W3C recomenda cautela na implementação da tecnologia. E até lá, o iPhone também deve continuar sem suporte ao Flash.
Fonte: di
Tudocelular.com Redação