Asustek e Garmin formam parceria para celulares GPS
|
|
A Asustek anunciou na quarta-feira uma parceria com a especialista em aparelhos de posicionamento por satélite Garmin para desenvolver uma nova linha de celulares inteligentes dotados de recursos de GPS.
As empresas decidiram formar a parceria porque esse tipo de aparelho, muitas vezes definido como celular GPS dada sua capacidade de determinar a localização exata da pessoa, vem conquistando popularidade entre os usuários de celulares de alto preço.
A nova parceria planeja lançar seus primeiros celulares inteligentes com a marca combinada este ano. Um primeiro modelo deve ser lançado este mês na feira setorial Mobile World Congress, em Barcelona, anunciaram as companhias em comunicado.
A Garmin e a Asustek informaram que a nova marca combinada substituirá os celulares anteriores que elas vendiam sob suas marcas individuais. A aliança é uma extensão de uma associação de um ano entre as duas empresas que começou com a Asustek como fabricante terceirizada dos celulares da Garmin.
"Esperamos que essa aliança conduza a Garmin e a Asustek ao topo do segmento de celulares inteligentes", disse Jonney Shih, presidente do conselho da Asustek, a jornalistas em um evento de mídia em Taipé.
As líderes mundiais na produção de celulares inteligentes são a Nokia e empresas que atendem a nichos, como a Apple, fabricante do iPhone; a taiuanesa HTC; e a Research in Motion, fabricante do BlackBerry.
A parceria marca um novo esforço para ganhar mercado no setor de celulares por parte da Asustek, conhecida por seus computadores, e é um reflexo de uma tendência, já que a Acer também está se preparando para lançar celulares inteligentes em Barcelona e há rumores de que a Dell estaria considerando operar nesse mercado.
Os chips GPS utilizam satélites em órbita da Terra para determinar a localização do usuário de um celular, permitindo diversos serviços que têm por base a localização. A SiRF Technology Holdings e a Broadcom são duas das maiores fabricantes mundiais de chips GPS.
creditos: UOL
|